Uma ação de Agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), com auxilio da Brigada Militar, colocou fim em um plano de fuga em massa que seria executado durante a madrugada desta segunda-feira (14), no Presídio Estadual de Erechim, em que mais de dez presos, explodiriam uma parede da lateral para fugir, utilizando uma dinamite.
Conforme a Susepe, informações recebidas do serviço de inteligência da Brigada Militar, apontavam que ocorreria uma ação de fuga de presos, nas celas quatro e cinco, mas os agentes perceberam que algo ocorria na cela de número nove. De acordo com os agentes possivelmente para confundir a segurança, no momento da ação.
Por volta da 1h da manhã, os agentes entraram na galeria, com objetivo de verificar o barulho, momento que a dinamite que seria utilizada na explosão, foi arremessada para o pátio por um dos presos pela janela, com objetivo de escapar de um possível flagrante durante a revista e poder recolher o explosivo mais tarde, para tentar novamente ação.
O que os detentos não esperavam é que as câmeras de vídeo monitoramento do presídio flagraram ação de arremesso, fazendo com que agentes fossem até o pátio e encontrasse a dinamite.
Durante o período da manhã, soldados da Brigada Militar, realizaram uma operação pente fino nas celas em que o dinamite estaria. Segundo administradora do Presídio Cleonice Roque, os presos envolvidos na ação foram identificados e separados. “Eles estavam serrando as grades das celas, para chegar ao corredor, local que acenderiam o pavio para provocar a explosão e fugir, mas conseguimos impedir antes que este fato ocorresse”, explicou Cleonice.