14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Marcos Vinicius Simon Leite

Marcos Leite.jpg

A filosofia e a escola

Por Marcos Vinicius Simon Leite

Em geral, estudantes e estudiosos de todos os tipos e de qualquer idade têm em mira apenas a “informação” e não a “instrução”. Sua honra é baseada no fato de terem informações sobre tudo, sobre todas as pedras, ou plantas, ou batalhas, ou experiências, sobre o resumo e o conjunto de todos os livros. Não ocorre a eles que a informação é um mero meio para instrução, tendo pouco ou nenhum valor por si mesma. No entanto, é essa maneira de pensar que caracteriza uma cabeça filosófica.

 

Schopenhauer

Nascido em 1788, o Sr. Arthur Schopenhauer é considerado um dos mais importantes filósofos alemães. Ele achava que o mundo nada mais era do que uma representação formada pelo indivíduo. O primeiro parágrafo, e o começo deste segundo, são frutos de sua obra e, portanto, opinião do filósofo. São palavras dele e não minhas. Mas pensando bem, há sim fundamento por trás dessas afirmações. Basta ver. Os alunos não estudam para aprender as coisas. Estudam para as provas. Depois que passam, esquecem. E olha que quando ele escreveu isso tudo, sequer havia qualquer indício de que as tais informações estariam hoje na palma da mão e ao alcance de todos.

 

Filosofia

No meu tempo, não havia aulas de filosofia na escola. Ainda bem. Eu certamente seria bem mais insuportável do que sou. Talvez não. Quem sabe, teria mais noção acerca do funcionamento das coisas, dos sistemas que envolvem as relações humanas. Felizmente, hoje as crianças têm acesso à filosofia nas escolas. Porém, infelizmente, como bem disse Schopenhauer no primeiro parágrafo, o ensino ainda é baseado na informação e não na formação e muito se perde. Não faltam aqueles a perguntar: para que estudar filosofia? Seja como for, além desta matéria, seria muito bom se as crianças aprendessem um pouco de lógica, retórica e argumentação.

 

Outra passagem

No livro “A arte de escrever”, de onde retirei estes trechos, há outra passagem em que Schopenhauer afirmava, há mais de 200 anos, que a espécie humana, de fato, dava muita importância à instrução e à verdade. E já naquele tempo, ele comentava que as “aparências” enganavam. Dizia que os professores ensinavam para ganhar dinheiro, sem se esforçar pela sabedoria. Faziam pelo crédito que ganhavam ao dar impressão de possuí-la. Dizia ele, que os alunos deixavam de aprender, de ganhar conhecimento e instrução, para poder tagarelar e ganhar “ares de importância”. Arrogância e soberba a serviço da carreira acadêmica. Talvez isso responda bem porque há tantos professores que se portam como divindades, que passam pelos corredores e sequer reparam naqueles alunos oprimidos por grupos de séquitos deste tipo de sistema de ensino.

 

A volta do pensamento

Na semana que passou, o Rio Grande do Sul viveu uma de suas maiores tragédias naturais. Como ponto positivo, vale ressaltar toda a rede de apoio que se montou em solidariedade. Em meio a essa onda de bondade e altruísmo, nos deparamos também com as palavras de Schopenhauer. Mesmo com um exército de voluntários dispostos a ajudar, não se deu a devida atenção ao risco. A reação ao evento careceu de organização, preparo e uma plena resposta. A comida chegou, mas as pessoas demoraram a comer. As roupas chegaram, mas não esquentaram os corpos que ainda estavam dentro d`água. Se o clima é imprevisível, os efeitos dele não, como uma eventual reação em cadeia na abertura dos vertedouros das usinas hidrelétricas.

Aqui, do interior de Portugal, pude assistir pela televisão a fala do Governador Eduardo Leite, tamanha a relevância do fenômeno. Trajando um belo colete da defesa civil, atuante e sensível à causa, mostrou-se engajado, ao contrário do ditador do amor, que optou por desfilar e abandonar os 30% de eleitores que fez nestas localidades. Uma tragédia que talvez pudesse ser evitada, se houvesse compromisso com a formação, “instrução”. Já é tempo de estarmos preparados. Alguém negligenciou o risco. O Brasil não é mais o mesmo e também flerta com fenômenos naturais indesejados. Aos amigos de Roca Sales e região, a minha solidariedade e respeito

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Áries
21/03 até 20/04
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade