14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Marcos Vinicius Simon Leite

Marcos Leite.jpg

Já faz um ano

Por Marcos Vinicius Simon Leite

O tempo passa rápido mesmo. Já faz um ano que deixei Entre Rios do Sul. Um ano que não vou à Erechim. Um ano escrevendo de longe. E tudo passou tão rápido. Um tempo de muito trabalho, de grandes mudanças e algumas realizações. Mas o que vou dizer hoje, não é do que fiz. É do que ficou para trás.

O sapo e o escorpião

Do meu antigo trabalho restou muito pouco. Já era de se esperar, até porque entre o sapo e o escorpião nunca haverá consenso. O pobre sapo, além de comer moscas, não tem ouvidos. É um anfíbio. Vive na água e na terra. Circula com facilidade nesses dois ambientes. É um ribeirinho que não faz mal para ninguém. O escorpião, todos sabem, é animal traiçoeiro. Bem mais bonito que o sapo, vive escondido em meio aos tocos de madeira, à sombra, sempre à espera de uma vítima. E nesse tempo em que estou longe, não demorou muito para que o sapo sucumbisse ao veneno do escorpião. É da natureza.

Outros sapos

Na Entre Rios que deixei ficaram muitos amigos. Quando parti, até foguetes foram queimados. Mas não é este barulho que ressoa em meu coração. É o olhar dos muitos amigos que aí deixei. Os lamentos que ouvi, as perdas que se aproximavam. Sinto falta de muita coisa. Era bom viver lá. Mesmo distante mantenho contato. Sinto que depois da partida, a cidade ficou mais triste do que já estava. Em vez de iniciativas para melhorar a fraternidade e a convivência, aumentaram as animosidades. Os relatos que tenho, são de que está se consolidando um deserto. Como pode uma cidade se entristecer em tão pouco tempo? O que será que passa no coração das pessoas? Há um culpado por trás disso tudo?

A novidades

As novas ideias, as mudanças de governo, a esculhambação causada pela “justiça”, tudo isso provoca, além de um grande atraso, reflexos no bem-estar, na autoestima e na psicosfera da cidade. A alternância entre situação e oposição é sempre positiva. Impede o surgimento de tiranos e desmascara os falaciosos. De longe, acompanho como posso, mas o que vejo, me entristece. Ao mesmo tempo em que fico aliviado de não estar vivendo esse momento, sinto muito pelas pessoas que aí ficaram. Não mereciam. Mas como disse no início, o tempo passa rápido. Entramos no mês de agosto. Em seguida vem a primavera e o verão. Dentro de um ano, novas eleições. A hora da verdade. Passa rápido, mas os estragos permanecem.

O que se espera

E para o ano, desejo e espero que a antiga Vila Alegre reencontre sua luz, sua paz e sua prosperidade. Não importa quem está ou estará no comando. Isso é passageiro, dura pouco. O que faz sentido, isto sim, é a construção de uma atmosfera que permita a convivência leal e pacífica. Que aqueles discursos inflamados da Câmara se tornem realidade. Mas para que o progresso retorne, que a cidade cresça, em vez de diminuir, é preciso harmonizar a vida do sapo e do escorpião. Cada um no seu lugar. Ambos são importantes. É preciso se desgarrar das famílias que fomentam a discórdia. Fiz a minha parte. Dei minha contribuição. Não fui unanimidade. Jamais seria. Guardo no fundo do peito, muito carinho e admiração, desde o alto das casinhas, até os fundões da Narzetti, sem esquecer das lindas paisagens desse renegado paraíso.

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Capricórnio
22/12 até 20/01
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade