O outono das primaveras
Completei 49 anos na semana passada. Hoje, meu irmão de coração completa 50. Além dele, tenho outros amigos importantes a saudar, mas esse é um assunto que não interessa ao leitor. Mas o Márcio merece. Está comigo nestas colunas desde a primeira publicação. Como revisor, é parte oculta nesse jornal. E a coluna de hoje é uma homenagem aos amigos. Aos amigos do peito.
Primavera e Verão
Recebi estes dias, uma mensagem de outro amigo, apontando que a vida é como as estações do ano. O nascer corresponde à primavera. Por isso, os antigos dizem que quando aniversariamos, completamos mais uma “primavera”. Renascemos, florescemos e até damos frutos. A primavera antecipa o verão, a estação que representa a juventude, o calor, a energia e a vitalidade, ou seria vital idade? O verão é poderoso. Nos distrai. Permite muitas atividades. Há muita luz e o astro rei brilha por longas horas.
Outono e Inverno
Depois do verão, vem a maturidade do outono, a estação em que me encontro. Mas esquecemos que ela chega aos poucos. Ignoramos a fábula da formiga e da cigarra e, mesmo no outono, vivemos como se estivéssemos no verão, reunindo memórias e experiências que o calor da vida promove. Mas ele chega. As folhas dão o primeiro sinal. Os tons de verde dão lugar aos amarelados, vermelhos e “castanhos”. Como nossos cabelos, nossa pele, nossos músculos. Vamos perdendo silenciosamente a força e a vitalidade. Os dias ficam mais curtos. Parece faltar tempo. Até que nos damos conta de que o verão se foi. Então passamos a olhar para o que nos espera, o frio do inverno.
Aprendizados
É no outono de nossas vidas que nos deparamos com as perdas da natureza. Pais, amigos, tios, vizinhos. Alguns partem, outros acantonam-se nos seus microclimas. Às vezes não os compreendemos. É o lado inverno da vida, enquanto os jovens hibernam, à espera de um novo verão, contando primaveras. Em vez de planejar, passamos a recordar. Quando nos reunimos com os amigos, contamos sempre as mesmas histórias engraçadas do passado. Nossas memórias nos fazem crer que ainda podemos ser “verão”, enquanto o “inverno” não chega. Por isso, se você ainda está no verão da sua vida, aproveite!
A sabedoria da natureza
A vida não avisa, mas a natureza dá sinais. A distração e a memória muitas vezes nos traem. Por isso é importante viver o “aqui e agora”. Fazer a diferença na vida das pessoas. É preciso ter gratidão. Afinal, a vida é um mistério, um presente, um milagre. Basta uma ligação telefônica, uma mensagem, um sinal qualquer. É o que tenho feito desde que troquei a primavera do hemisfério sul pelo outono do norte. Não importa a estação. Os amigos estão sempre presentes. Só eles têm essa capacidade de nos tirar da distração. Enquanto a natureza dá sinais, eles nos preparam para as “estações da vida”. Feliz Aniversário Mano!!! Te espero na próxima estação.