14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Marcos Vinicius Simon Leite

MARCOS LEITE.jpg

Enquanto isso...na Europa

Por Marcos Vinicius Simon Leite

Ganhou a Argentina! Que coisa boa. Os “Hermanos” mereceram, Messi também. A América do Sul está em festa, ao menos do Peru para baixo. Talvez a alegria da Copa amaine as chagas da fome por que passam os argentinos. E o Peru? Esperamos que fique restrito ao Natal, que aí está. Mas hoje quero falar de invenções. Foi um ano de muita política, e da mais baixa qualidade.

Panela elétrica

Estes dias minha esposa me apresentou a tal da panela elétrica. A modernidade entrou pela porta de casa. Olhei desconfiado, mas como ela costuma tomar boas decisões, respeitei. E digo, funciona! O arroz, que é ração básica de qualquer família normal, dessas que paga contas, ficou uma delícia. Basta saber se consome menos energia do que no fogão a gás. Veremos. É possível programa-la. Acaba proporcionando mais liberdade e não se corre o risco de queimar o fundo. Gostei da invenção.

Máquina de pão

Antes da panela elétrica, tivemos uma máquina de pão, comprada à prestação nas Lojas Herval, onde uma vez funcionava o Cinema Gioconda, em Porto Alegre. Era muito prazeroso programar a maquininha e acordar com o cheirinho de pão. Dava à nossa casa, um ar, literalmente, retrô, como se estivéssemos na casa da avó, ou naquelas casas do interior onde as pessoas faziam o próprio pão. Eu diria que o cheiro do pão quentinho logo de manhã costuma proporcionar um otimismo à jornada diária. Abre as narinas e estufa o peito. Nos faz fechar os olhos lentamente e imaginar só coisas boas, como a manteiga a derreter. Respirar aquele aroma de pão logo cedo nos leva a imaginar o melhor lugar do mundo, o mais confortável, quentinho e aconchegante, a barriga da mãe.

Enquanto isso

Soube que na Alemanha, não muito distante de onde me encontro, um pesquisador está pensando em pôr em prática uma fábrica de bebês, ou bebés, como dizem aqui em Portugal. Sim, isso mesmo que você leu. Ao final desta coluna, deixarei o link para você ver até onde vai a cabeça humana. O invento, segundo o idealizador, permitirá escolher várias características da criança. Como uma panela de arroz ou máquina de pão. “Será a solução para o problema demográfico europeu”, afirma Hashem Al-Ghaili, um iemenita radicado em Berlim.  Sua inovação permitirá que os pais interajam com os encubados por meio do celular. Será o APP da gestação. Era só o que faltava. Sem mais, leia a notícia. Parece coisa de filme.

Europeus

É inegável o desenvolvimento europeu. Os sistemas de educação realmente funcionam e geram avanços consideráveis. Mesmo assim, há muitas falhas nessa jornada. Há muita gente triste andando por aí. Fumam como os brasileiros dos anos 70. São carrancudos, individualistas e não lidam muito bem com o preconceito. Sofrem os imigrantes e os pobres. Ainda assim, encontram tempo para esse tipo de invenção. Preferem fabricar crianças como quem cria porcos para satisfazer o consumo de proteína. Parece não haver filtro ético. A corda está sempre esticada. Se isso for realmente verdade e for adiante, estarei certo de que caminhamos para o fim.

Presépio

Quando Jesus nasceu – e é bom que se diga – teve de pernoitar numa estrebaria. Como um imigrante, lhe foi negado abrigo. Embora o leitor saiba e respeite muito bem essa história, os jovens talvez não entendam o porquê do presépio adornar muitas casas. Ao menos aqui na Europa, as questões espirituais parecem não fazer mais parte do quotidiano juvenil. Religião é coisa do passado, como os velhos. Mesmo assim, os jovens “curtem” o Natal, trocam presentes, mas sequer refletem o seu significado.

Feliz Natal

Não pensei que ao chegar próximo dos meus 50 anos eu teria esse amargor desesperador para com a juventude. Como eu gostaria de estar errado. Enquanto isso, esse bicho homem, que luta tanto pelos direitos humanos, a cada dia que passa se torna um pouco menos “humano”, um contrassenso. É óbvio que desejo a todos um Feliz Natal. Mas depois das festas, tire um tempinho para pensar nisso. Será que andamos bem? Torço para que seja uma Fake News. A que ponto chegamos...

https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/ciencia-ei/2022-12-15-investigador-propoe-criar-fabrica-com-uteros-artificiais-para-aumentar-natalidade-na-europa/

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Câncer
21/06 até 21/07
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade