14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Marcos Vinicius Simon Leite

Marcos Leite

O terço de Marlene

Por Marcos Vinicius Simon Leite

Neste final de semana que passou, cumpri a minha promessa de chegada em Portugal. Ainda no Brasil, tínhamos uma dívida com a Nossa Senhora Aparecida. Quando lá estivemos, há dois anos, pedimos que nosso pequeno Vicente pudesse falar e caminhar. Nossa graça foi atendida, mas não pudemos retornar e a gratidão ficou para Fátima.

Santuário de Fátima

Bastou que nos aproximássemos do Santuário de Fátima e uma forte emoção já pode ser sentida. Tudo muito natural. A paz do lugar, o silêncio bendito, o significado de tudo aquilo. Por óbvio que a Igreja Católica soube explorar todo aquele episódio. E fizeram bem. Fátima é hoje uma cidade turística e visitada por milhares de pessoas, de todo o mundo, o que faz da fé um sentimento universal. A mistura de idiomas, etnias e nuances da espécie humana nos faz crer que somos realmente irmãos. Diante de Deus, tudo é relativo. A vida na prática, fora de lá, deveria seguir o mesmo exemplo.

Amor

Mas o que faz de Fátima ser um local tão encantador? Acredito que não seja a grandeza do santuário, mas sim todo aquele ambiente que converge para o amor. As casas dos pastorinhos, a pequena vila onde moravam, os caminhos, os locais da aparição de Nossa Senhora. Tudo está lá, preservado e faz com que a gente viva ou consiga viver aquele momento que se passou em 1917. Ao mesmo tempo, é enigmático e desafiador, saber que um fenômeno desses é capaz de mudar o sentido da vida para muitas pessoas. E de fato, pelo exercício da fé, agora posso dizer que tanto Fátima como Aparecida são locais de muito boa energia.

Energia

Independente da crença de cada um, não podemos negar: é a energia que nos move. Quando estamos diante de um lugar sagrado, abençoado, ou seja, o que for, sentimos a boa energia. O que me ponho a pensar, diante disso, é de como somos medíocres enquanto seres sociais. Por que restringimos a energia do amor a poucos lugares? Talvez seja porque simplesmente não preparamos os nossos ambientes. Somos covardes. Não saímos à rua eivados de amor. Saímos sempre prontos para a guerra, não? Somos mentalmente despreparados. Às vezes, nem mesmo a nossa casa tem essa boa energia. Somos dispersos na atenção e guardamos o amor para depois. Ele fica sufocado, à espera de um momento, de uma ocasião, enquanto a gente perde o tempo todo, vendo a vida passar, minuto a minuto.

Outras promessas

Termino aqui, pagando mais uma promessa. Desta vez, feita a uma leitora muito especial deste jornal. Alguém que com amor e coragem um dia me telefonou, me desejou boa sorte e, como se fosse uma benção, pediu que lhe enviasse um terço de Fátima. Ainda não cumpri totalmente a minha missão com a leitora, mas a parte mais importante já fiz. E com as bênçãos de Nossa Senhora de Fátima, aproveito o pedido da leitora como exemplo. Que possamos dar amor, até mesmo para quem não conhecemos e que as pessoas se inspirem, umas nas outras, no exercício do bem. É tão bom isso. Obrigado Marlene!

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Touro
21/04 até 20/05
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade