14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Marcos Vinicius Simon Leite

MARCOS LEITE.jpg

Ponto de vista

Por Marcos Vinicius Simon Leite

Muito já foi dito e escrito sobre perspectiva e ponto de vista. Cada um tem o seu. Mesmo assim, sempre há espaço para comentar. E, na medida em que vamos amadurecendo, também vamos dando conta de nossos erros.

O exemplo do sol e da lua

Quando procuramos um imóvel, seja para comprar ou alugar, costumamos observar sua orientação solar. Uma casa sombria, cria um ambiente frio, tétrico e muitas vezes depressivo. E nessa pegada “yin e yang”, de luz e sombra, me deparei com algo muito simples e que jamais tinha observado. No hemisfério sul, onde está boa parte do nosso Brasil, o sol nasce ao leste, sobe em direção ao norte, afastando-se do polo sul, para então deitar-se ao oeste. Portanto, quem busca a luz, dá as costas ao sul.

Porém, acabei por me dar conta que aqui no hemisfério norte isso é diferente. O Sol também nasce no leste e corre para oeste, mas ascende em direção ao sul, de costas para o norte. Grande diferença! Já dizia o Gru, personagem da animação “Meu malvado favorito”. A lua, por sua vez, também é ao contrário. Cresce e míngua para a esquerda, ao contrário do Brasil. Outra diferença. Em outro ponto de vista.

Só muda o lado

Se trata, portanto, do mesmo sol e da mesma lua, só muda o ponto de vista. Quando trazemos isso para nossas vidas, acontece a mesma coisa. Perdemos tempo dizendo que a lua enche de cá para lá, discutimos a rota do sol, mas esquecemos que a luz é a mesma. E porque digo isso? Para que não percamos tempo com discussões banais. O que importa é a luz e não o caminho percorrido. Não faz sentido ficar discutindo sobre convenções da natureza. Se é, é.

Dentro de alguns dias, teremos o segundo turno das eleições. Lula ou Bolsonaro. Bolsonaro ou Lula. Para governador, a mesma coisa. E você? Acredita realmente que, se ganhar um ou se ganhar outro, o Brasil irá mesmo mudar, nem que seja para melhor ou pior? Se a pobreza é alvo para angariar votos, será que estarão realmente dispostos a terminar com ela? E você, irá mudar por conta de um ou outro? É claro que não. Se o Lula roubou, você não vai sair por aí pegando para si o que é dos outros e se o Bolsonaro for considerado genocida, não significa que você vai comprar uma seringa e sair contaminando pessoas, já que você é contra as armas.

Encarando a realidade

Mas não tem volta. Será um ou outro, mas você será o mesmo. Exatamente. Você que é do bem, que vota no Lula ou no Bolsonaro, você vai mudar por conta disso? Vai deixar de ser “do bem” porque o outro é “do mal”? Por isso, respeite o ponto de vista do outro. Respeitar não significa aceitar, concordar. Cada um tem o tempo certo para conhecer a verdade. Se seu amigo ou companheiro não concorda contigo, não é motivo para deixar de gostar dele. Se teu irmão discordar de ti, ele não vai deixar de ser seu irmão. Aceite seu presidente que dói menos. Faça a sua parte, espalhando o bem. Entre um ponto de vista e outro, escolha o bem e não um político de estimação. Ele pouco se importa com você. Em quatro anos – na democracia – haverá nova eleição. Tenha calma!

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Áries
21/03 até 20/04
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade