14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Marcos Vinicius Simon Leite

Meu Propósito

Por Marcos Vinicius Simon Leite

Se você é leitor desta coluna, já deve ter reparado quantas vezes eu utilizei este termo: propósito. Confesso haver, até mesmo, uma certa obsessão de minha parte com este tema. Uma vontade enorme em saber o que estou fazendo aqui neste mundo. Perguntas, sempre elas. Já escrevi sobre isso também. É como costumo irritar os membros da mesa lá de casa. Para tudo eles dizem que eu escrevo uma coluna. Enfim, de uns tempos para cá, passei a acreditar que eu realmente pedi para nascer e que preciso descobrir o meu propósito. E assim eu sigo.

Confessando

Escrevo esta no dia 16 de março de 2022. Neste mesmo dia, foi publicada uma coluna em que insinuei dizer qual seria o meu propósito. Não poderia, portanto, fugir deste compromisso. Mas infelizmente, a vida é dinâmica e eu, de fato, ainda não sei bem qual é o meu propósito. Será que alguém sabe? Mesmo assim não deixo de segui-lo. O que sei – e isso posso dizer – é que ele certamente passa por estas linhas. Escrever me dá alegria e compartilhar, aqui no jornal, faz eu me sentir útil e produtivo. Logo, como em um bom silogismo, se ser feliz é um objetivo, escrevo para ser feliz, e assim, espero que a minha felicidade atinja outros corações.

Materializando

Ao longo de quase três anos, tenho escrito minhas colunas, contando sempre com a generosidade incansável deste jornal. Da primavera de 2021, ao outono de 2022, neste ciclo do equinócio, foram publicadas diversas delas, com os mais variados assuntos. Política, História, Filosofia. Aqui, escrevi sobre a vida e sobre a morte. Contei histórias, falei de racismo, de nazismo e de amor, de vícios e de virtudes. Busquei sempre inovar, mesmo quando falava sobre o óbvio. Arrisquei também, mas sempre procurando ver os dois lados da moeda, até que o conjunto deste trabalho pudesse se tornar um livro. De crônicas, mais precisamente, onde foi reunido o conjunto dos meus escritos, para quem sabe, servir a algum leitor, que assim como eu, é apaixonado pela vida e não coleciona jornais.

Meu livro

Assim, enquanto houver jornal, leitores e inspiração, seguirei escrevendo, neste espaço que permitiu a realização deste projeto. Muitas colunas virão, certamente. No mês de abril, as páginas do Jornal Bom Dia, que materializaram meus escritos até aqui, irão para a editora e de lá para a gráfica. E, no mês de maio, será lançado meu primeiro livro de crônicas. Um trabalho feito em equipe. Leitores, apoiadores, revisores e inspiradores, seguindo a ordem inversa. Gente. Esse material humano que enriquece a nossa experiência aqui na Terra. Por isso, não posso deixar de registrar minha enorme gratidão ao Sr. Hélio e sua família, ao Rodrigo Finardi, editor chefe deste jornal, aos colegas, jornalistas e cronistas, que tão bem me acolheram nesta casa. Agradecer ao meu irmão de coração, Marcio Piva von Diemen. Eminência parda, uma espécie de anjo da guarda, superego, sempre vigilante para que eu não cometa deslizes. Então, aos leitores: Página 6! Descolunando. Em breve na gráfica e, quem sabe um dia, nas livrarias. Encerro a coluna de hoje com as palavras de Paulo de Tarso: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina: persevera nestas coisas, porque, fazendo isso, te salvarás, tanto a ti mesmo, como aos que te ouvem”. No meu caso, aos que me leem. Muito obrigado!

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Gêmeos
21/05 até 20/06
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade