14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Blog do Marcos Vinicius Simon Leite

Metaverso e espiritualidade

Por Marcos Vinicius Simon Leite

Você, pobre leitor de jornal, acostumado com as coisas tácteis e palpáveis, talvez não tenha o menor interesse em saber o que é metaverso. Mas saiba que esta é uma tendência da pós-pós-modernidade e certamente envolverá sua descendência derradeiramente. Isso se você tiver descendentes, sanguíneos ou não. E nessa pegada do “fica em casa”, nada mais confortável e adesivo para as novas gerações do que o mundo do faz-de-conta, o tal mundo do metaverso.

Conceito

De forma bem simplória, numa busca simples do Google, temos que o metaverso nada mais é do que um ambiente virtual ampliado, já considerado como um universo virtual. Nele, cada pessoa pode fazer e construir o que quiser. Um mundo novo, virtual e sem limites para a criatividade. Utilizado inicialmente por “players” de jogos pela internet, o conceito está se espalhando para outras relações e atividades, além dos “games”. Por meio de óculos e equipamentos que te levam para uma experiência sensorial visual, o usuário viaja para uma outra dimensão, artificial, através do ambiente da internet. Cosa de loco! Diria um ginete montando num cavalo virtual.

Os riscos

Toda novidade encanta na chegada, especialmente ao seu público alvo. Mas a natureza é sábia, vez que toda a habitualidade, quando começa a fazer mal, se torna um vício. Em vigor desde janeiro deste ano, a CID 11 (código internacional de doenças), reconhece nas suas derivações o “gaming desorder” – uso abusivo de jogos eletrônicos como DOENÇA. Trata-se de um reconhecimento internacional, por meio da Organização Mundial de Saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, este comportamento causa transtornos de sono, impulsividade, depressão, agressividade e violência. Era só o que faltava. Esta nova doença, é a que tipifica aquele tipo de pessoa que não desgruda do celular, por exemplo. Aquele que acorda às 2:22 e olha se não tem alguma “notificação” no seu smartphone. E repare: isso não afeta só a juventude. Observe um pós almoço de família. Quem leva o celular para mesa? Aquela cena das pessoas de cabeça baixa, todos interagindo, individualmente, com seus smartphones. Se você age assim, lamento dizer: estás doente, ou quase. Em breve esta será a doença da moda. Será o fim da pandemia, ou a nova pandemia?

Na prática

Tudo na vida tem o lado bom e o lado ruim. Ao experenciar este novo mundo virtual, onde poderão cometer crimes teoricamente inimputáveis e gozar a falta de limites do ambiente virtual, os jovens poderão adoecer. Se é que já não estão doentes ou propensos a isso. Por outro lado, poderemos ter médicos, muito capacitados, fazendo cirurgias complicadas a partir de uma tela de computador, independentemente de onde estiverem. Esse sistema, adaptado ao SUS, resolveria toda a fila de cirurgias atrasadas, por exemplo. Saudemos a chegada da tecnologia! Mas por que razões o homem é capaz de produzir doenças, quando poderia aumentar a cura das pré-existentes? Por falta de propósito! Isso é o que falta na vida das pessoas. Pro-pó-si-to, uma razão que as faça acordar todos os dias (depois de uma boa noite de sono sem remédios) e fazer algo de bom e produtivo – aos outros! Então, para ser saudável, o propósito deve seguir padrões morais e éticos. Do contrário, cava-se um novo buraco para retirar terra para tapar outro.

Metaverso e espiritualidade

Outro dia escrevi sobre os ateus. Agora, não vejo outra alternativa para resolver esses problemas básicos e elementares, senão através da espiritualidade. Poucas pessoas se atém a pensar, a meditar e a acreditar, que o Universo está dentro de nós. Que somos um conjunto de incontáveis células e que possuímos em nosso invólucro, mais bactérias do que células. Somos energia, pura e impura. O bem e o mal estão dentro de nós. Mas não, a humanidade insiste em falsos propósitos e não impõe limites à utilização da tecnologia. O resultado é sempre catastrófico. Foi assim com a cisão do átomo, foi assim com o ópio e poderá ser assim com o metaverso. Talvez, se em vez do metaverso, as novas gerações soubessem que há um universo inexplorado e perfeitamente alcançável através da espiritualidade, num simples fechar dos olhos, um novo mundo surgiria à sua frente. Não é preciso wi-fi, banda larga, óculos ou qualquer equipamento. Só a sua concentração e um pouco de fé.

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Touro
21/04 até 20/05
Previsões de 19 de dezembro a 25 de dezembro Sol e...

Ver todos os signos

Publicidade