A presidente da Associação da Feira Central dos Produtores Rurais de Erechim, Bruna Carla Dariva, registrou um boletim de ocorrência na delegacia de polícia de Erechim. A denunciante quer providências para resolver o problema de falta de segurança nos finais de semana no estacionamento da feira localizada na Rua JB Cabral, região central da cidade.
De acordo com Bruna, o espaço está sendo ocupado por pessoas e veículos com som alto que provocam a perturbação do sossego público, consomem drogas e álcool. Em muitos casos, segundo a denúncia, ocorrem pichações no prédio e brigas entre os frequentadores das madrugadas. "Há poucos dias um morador tentou evitar que um destes vândalos entrasse no prédio, ele -morador- foi agredido e recebeu ameaças", explicou.
Conforme Bruna, toda área é de responsabilidade atualmente da prefeitura de Erechim. "Por este motivo associação não pode reformar ou construir, isso é de responsabilidade do poder público. Já fizemos diversas solicitações para que esta área fosse cercada, visando aumentar a segurança, Mas nada foi feito, por isso resolvemos registrar o caso na polícia," destacou.
Bruna também destaca que crimes como furtos e roubos têm aumentado na região da feira nos últimos meses, pois muitos criminosos se aproveitam da aglomeração de público. "Por várias vezes precisamos acionar a Brigada Militar para inibir ações deste tipo", comentou. A comerciante também afirma que há dois anos a entidade e administração pública, firmaram um acordo em que no fim de 2016, o espaço público seria repassado em comodato para ser administrado pela associação. "Percebemos que com o fim do prazo isso não deve ocorrer, pois administração municipal não respondeu nossas solicitações, informando apenas que com a troca de prefeito, não será possível cumprir o acordo", lamentou a presidente da associação de produtores.
Estacionamento
Bruna também comenta que sem o cercamento do local, outro problema apontado por moradores e visitantes da feira deve persistir. "Como o estacionamento é aberto e não é área azul, muitas pessoas estacionam lá dentro para não pagar tarifas e deixam o carro por horas, tirando vagas de clientes da feira ou do Mercado Popular. Tentamos orientar estes motoristas, mas os mesmos não respeitam, nem mesmo a placa colocada no local, sobre o tempo de estacionamento que é de 50 minutos", ressaltou a presidente da feira.
Prefeitura
A reportagem do Jornal Bom Dia procurou a Prefeitura de Erechim para saber a posição do poder Executivo sobre o caso. Até o fechamento desta edição nenhuma autoridade se manifestou.