A Polícia Civil do Estado do Paraná confirmou no fim da manhã desta sexta-feira (4), a prisão de três homens, integrantes de uma quadrilha de “caixeiros”, - criminosos especializados em assalto a banco - eles são suspeitos de participarem do ataque agência bancaria de Erval Grande, no último fim de semana, que encerrou com a morte de um brigadiano.
Conforme os policiais, o grupo estava em uma caminhonete modelo Toyota Hilux, que foi abordada por equipes do Grupo de Diligências Especiais do Centro de Operações Policiais Especiais (GDE – COPE), com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na cidade de São Luiz do Purunã. Com os criminosos foram encontrados, explosivos, equipamentos utilizados para explosões de caixas eletrônicos, munições, coletes balísticos, três fuzis, cinco pistolas, sendo que duas destas são suspeitas de serem as mesmas levadas de policiais militares em Erval Grande.
De acordo com o delegado, Rodrigo Brown, as duas pistolas, tiveram sua numeração raspada e as munições foram trocadas, com objetivo de dificultar a identificação. Materiais colidos por peritos em Erval Grande serão encaminhados para o Paraná, para serem confrontados nas pistolas.
Especialistas
O secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, os presos pertenciam a “Gangue da Dinamite”, organização criminosa com atuação na região Sul e em Goiás, e especializada em assaltos a banco. “Acreditamos que com este poder de fogo, eles seguiam para um novo ataque, quando foram surpreendidos pela policia”, destacou o secretario. Na ação foram presos, Ademir Martins (38), Lucas Huco (33) e Ricardo Mariano (40), vulgo “Secco”, considerado líder da quadrilha e um dos maiores assaltantes de banco do país, ele vinha sendo monitorado pela polícia, desde que foi solto no ano passado.
O trio foi levado para sede do COPE em Curitiba, eles devem ser indiciados por mais dezenas de ataques a bancos, ocorridos nos últimos meses.
