Moradores temem a volta da quadrilha que assalto um banco e matou um brigadiano na madrugada de sábado
A semana iniciou tensa na cidade de Erval Grande. Na manhã de ontem (31) os moradores e comerciantes ainda estavam abalados com a tragédia ocorrida na madrugada de sábado (29), quando assaltantes fortemente armados destruíram a agência do Banrisul e mataram um policial da Brigada Militar. O medo ronda as casas e lojas do comércio, pois até o fechamento desta edição nenhum bandido havia sido preso. Após o assalto a quadrilha fugiu em direção ao interior de Itatiba do Sul e o trabalho policial se concentra nesta região para tentar localizar e prender os criminosos.
Medo
Uma comerciante que é vizinha da agência bancária e que mora no local há mais de 33 anos, explicou que as pessoas temem a volta dos bandidos. As câmeras do estabelecimento dela tiveram os cabos cortados pelos assaltantes, fato que impossibilitou a gravação de toda ação. "Sabemos da fragilidade da segurança no interior. Temos medo que eles voltem, buscamos nos proteger e ouvimos apenas o barulho", ressaltou.
Em outro estabelecimento uma das proprietárias conta que a quadrilha fez duas explosões, uma de menor impacto que explodiu uma parte do prédio e destruiu os caixas eletrônicos. A segunda explosão foi para destruir as paredes que cercavam o cofre da agência bancaria que tem cerca de 1,60m de altura. "Este foi o momento que uma parede lateral não suportou e veio ao chão. Mesmo assim o cofre resistiu", destaca a empresária. Ela relata que por causa disto os moradores temem o retorno da quadrilha, que não obteve sucesso no roubo, ficando apenas com o dinheiro dos caixas eletrônicos. "Estamos com medo que voltem buscar o cofre", explica.
Na frente da agência bancária, a gerente Aline Siviero, acompanhada de outros funcionários, aguardava o momento para entrar no banco e retirar alguns pertences. Aline não quis falar para a reportagem, mas em conversa com outros moradores que estavam preocupados com o atendimento, ela destacou que a prefeitura da cidade está conversando com o Banrisul para colocar no mínimo um ponto de atendimento que ficaria localizado na prefeitura. A informação foi confirmada pela assessoria do prefeito, Agustino Sinski. "Este ponto precisar ter no mínimo 250 metros quadrados. Não temos um espaço deste aqui em Erval Grande para abrir uma nova agência neste momento, mas vamos buscar no mínimo um ponto de atendimento", explicou a gerente para os clientes do banco.
Outro comerciante que cedeu imagens do assalto para a Polícia Civil lembrou-se dos momentos de terror. Ele destaca que toda ação criminosa durou entre 30 e 40 minutos. "Eles chegaram atirando e gritavam para que os carros na rua voltassem para trás. Não vimos muito, tentamos nos proteger. Lembro que o tiroteio começou após a primeira explosão. Era pelo menos três tipos de armas diferentes pelo estampido", destaca o empresário que agora quer apenas esquecer o assunto.
Morte
Quem conhecia o terceiro sargento da Brigada Militar, João Marcelo Borges Desidério (43), morto pelos criminosos, lembra da sua coragem e habilidade nos quase 23 anos na corporação que seriam completados em dezembro deste ano.
Colegas que viram as imagens do ataque nas câmeras de segurança relataram que a viatura do grupamento de Benjamim Constant do Sul, que auxiliava no patrulhamento dos municípios da região e que estava de passagem por Erval Grande, entrou na cidade por um trevo lateral de acesso e que os colegas atacados suspeitaram do veículo parado na contramão e homens na rua. Numa distância aproximada de 50 metros da agência os criminosos perceberam a chegada dos policiais e começaram a disparar.
Na busca de proteção Desíderio que estava no volante, acelerou até a frente da agência bancaria, momento que o carro foi alvo por mais disparos e o militar foi atingido ao tentar impedir a ação criminosa, Desidério, ainda desceu do carro e atirou contra os assaltantes que dispararam mais uma vez.
Conforme a Brigada Militar, dois tiros de fuzil no abdômen foram os responsáveis pela morte do militar, que chegou a ser socorrido e levado até hospital da cidade e depois transferido para Hospital de Caridade em Erechim, local onde faleceu. No veículo estava também o terceiro, sargento Valdecir Golfetto, que após a morte do colega entrou em estado de choque e precisou de atendimento médico.
Os moradores contam que após dominar os policiais, o grupo ainda fez mais uma explosão e fugiu. "Ouvimos apenas os gritos carrega, carrega e barulho dos carros acelerando e mais tiros", relatou um taxista que mora na mesma rua da agência bancaria e viu os assaltantes fugiram para uma estrada de terra que liga a comunidade Praia Bonita, região onde existe uma balsa e onde um dos veículos utilizados no ataque foi localizada pela Brigada Militar, na manhã de sábado (29)
Sepultamento
O militar morto foi sepultado na manhã do último domingo (30), no cemitério municipal de Alegrete, cidade onde nasceu e atuou na Brigada Militar entre os anos de 1993 e 2009, ano que foi transferido para o 13° Batalhão da Brigada Militar (13° BPM), em Erechim.
No sepultamento, emoção entre os colegas e familiares. O comandante do 13° BPM, Eliel de Souza Roque, que esteve presente na despedida, comentou. "Estamos aqui para o adeus final a mais um guerreiro que tombou em batalha", lamentou o comandante. O corpo foi recebido com uma salva de tiros da guarda fúnebre na Brigada Militar.
Em Erechim e outros regiões do RS, policiais militares também fizeram um minuto de silêncio acompanhado de um sirenaço, no mesmo horário do sepultamento. Desidério era casado e deixa três filhos, dois adolescentes com idade de 16 e 19 anos, de seu primeiro casamento que moravam em Alegrete e um menino de dez que morava em Erechim.
Investigação e buscas
Segundo a delegada regional da Polícia Civil, Diana Casarin Zanatta, o ataque ao banco e também à morte do brigadiano, está sendo investigada pela 1° Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos/DEIC (Departamento Especializado de Investigação Criminal), de Porto Alegre, juntamente com outras delegacias da região e também de Santa Catarina. O trabalho policial começou ainda no sábado.
No fim da tarde desta segunda-feira (31), o comandante do 13° BPM, tenente - coronel, Eliel de Souza Roque, reuniu a imprensa para informar que quadrilha de Erval Grade formada por pelo menos quatro criminosos e que a caçada aos bandidos continua. “Vamos continuar com operação de buscas na região de Erval Grande e contamos com o apoio da população para nos auxiliar com informações, pelos números 190 ou então (54) 3520-2250, 3362-1190 e 3341-1630”, destacou o comandante.