14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Segurança

Comando Rodoviário da Brigada Militar promove encontro em Erechim

Oficiais de todo o estado debateram mudança na legislação além de treinamento para novas tecnologias

teste
Encontro reuniu oficiais dos 40 pelotões do CRBM em Erechim
PRF (28).JPG
PRF (31).JPG
Por Leandro Zanotto leandroz@jornalbomdia.com.br
Foto Leandro Zanotto

Oficiais de todo o estado debateram mudança na legislação além de treinamento para novas tecnologias 

Encerra nesta quinta-feira (27), o encontro com os comandantes dos 40 pelotões do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) e representantes de equipes especiais da polícia rodoviária estadual (PRE), de todo o RS. Eles estão reunidos em Erechim desde a última terça-feira (25), para debater sobre as mudanças de trânsito que devem entrar em vigor no mês de novembro, além de fazer uma atualização sobre novidades que serão utilizadas durante as operações. 

Conforme o comandante do CRBM, tenente-coronel Francisco de Paula Vargas Junior, que esteve presente no evento, o encontro - que ocorre a cada dois meses - é o que reúne maior grupo de comandantes que trabalham diretamente na linha de frente operacional nos mais de 12 mil quilômetros de rodovias, sobre a responsabilidade da PRE.  "Este é o terceiro encontro neste ano e queremos fazer mais um até o fim de 2016 para que haja uma preparação dos oficias para o período de férias e de verão, momento que temos maior fluxo nas vias em todo o estado", destacou. 

Operação Verão 

De acordo com o comandante geral do CRBM, com a chegada do verão e o período de férias, as operações do policiamento serão voltadas para o principal objetivo da corporação, que é o de preservar vidas. "Nosso foco é diminuir os acidentes, principalmente aqueles com morte, por isso temos buscado fazer um trabalho muito forte na fiscalização do controle de velocidade e ultrapassagens em locais indevidos. Isso tem gerado uma diminuição nos números de casos fatais. Em 2015 foram 1,8 mil mortes nas estradas de todo o RS, sejam federais, municipais ou estaduais. Comparado com 2014 que foram mais de duas mil, temos uma redução de pelo menos de 10%", pontuou.
Ele salientou ainda a preocupação com o período: "Vamos continuar com este trabalho no verão que é um momento que muito nos preocupa, porque muitas pessoas que não estão acostumadas ao trânsito das rodovias saem de férias com a família, muitas vezes com o carro mais pesado, carregado e nem sempre estes veículos estão bem revisados e também com condições de trafegabilidade, então já fazemos um alerta especial para este período", comenta Vargas. 

Tecnologia

O comandante também destacou as novas tecnologias que estão sendo apresentadas aos oficiais no encontro e que passarão a ser utilizadas já no próximo mês. Entre elas a do talonário eletrônico, que diminuirá o trabalho dos soldados durante as operações. "Anteriormente o sistema de autuação de infração de trânsito - a multa - costumava ser feita no papel. Ela passa agora a ser no sistema virtual, em que os pelotões recebem tablets com um aplicativo ligado diretamente ao Detran/RS, diminuindo a parte de retrabalho que temos atualmente em lançar todas as anotações em um sistema", explica Vargas.  Conforme o comandante,  a região de Erechim, que tem dois pelotões rodoviários - um fixo e outro móvel - deve receber três ou quatro aparelhos com o novo sistema durante o mês de novembro. 
 
Baixa no efetivo 

Outro ponto comentado pelo tenente-coronel, Francisco de Paula Vargas Junior foi a queda no efetivo. De acordo com ele, em 2004 o número de oficiais passava de mil, mas com as aposentadorias, atualmente é de 660, uma queda de 40% no número de oficiais que atuam nas estradas gaúchas. "O baixo efetivo é um problema na PRE ainda maior até mesmo que o da Brigada Militar, isso porque nossos policiais entram na Brigada Militar, ficam cinco ou seis anos e depois por méritos e por mostrarem um grande conhecimento, são encaminhados para o Comando Rodoviário, que busca uma maior atenção do oficial. Posteriormente eles se aposentam prestando menos tempo de serviço para a polícia rodoviária, porque já têm mais idade e já tiveram na BM anteriormente. Mas para resolver isso temos buscado alternativas", finaliza o comandante.

Combate aos infratores estrangeiros

No encontro também esteve presente o comandante do 1° Batalhão Rodoviário, que se estende de Erechim a Santo Ângelo, mas que tem sua sede na cidade de Passo Fundo. O tenente - coronel Pedro Pacheco, destacou que um dos temas discutidos será a fiscalização dos motoristas estrangeiros, que vem de países como Argentina e Uruguai para passar as férias no litoral gaúcho e catarinense e acabam trafegando pelas rodovias do Estado.  "Existem muitas reclamações de que estes condutores não respeitam nossas leis de trânsito, por isso eles serão recebidos e acompanhados por uma patrulha especializada que fará orientação de como eles devem conduzir para que possam se divertir e aproveitar suas férias no Brasil, mas respeitando as leis de trânsito e também os motoristas brasileiros", destaca Pacheco. 

Lei do Farol

O comandante do 1° Batalhão Rodoviário também destacou a importância da Lei do Farol, que voltou às rodovias no mês de outubro.  "No período que esta lei estava vigorando anteriormente à suspensão, tivemos um resultado muito bom, em que houve uma redução de 33% no número de acidentes. Naquele período não tivemos outra ação a não ser a de que o motorista deveria ligar o farol, por isso a PRE entende que com o retorno da obrigatoriedade, o usuário precisa se conscientizar da importância e ao perceber que deixou o perímetro urbano, deve ligar os faróis baixos", finaliza Pacheco.

Publicidade

Blog dos Colunistas