O 2° Pelotão de Polícia Ambiental de Erechim (Patram), esta intensificando a fiscalização no Rio Uruguai, entre os dias 1º de outubro de 2016 a 31 de janeiro de 2017, período da ‘Piracema’, meses estes que ocorre a desova da maioria das espécies de peixes nos rios.
De acordo com o 1º tenente Tiago Bernieri, comandante do 2º Pelotão Ambiental, durante as fiscalizações embarcadas, estão sendo apreendidas diversas redes de pescas de diversas malhas e tamanhos, as quais são proibidas durante este período “A restrição abrange toda a bacia hidrográfica, incluindo seu rio principal, formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água inseridas na bacia de contribuição do rio. Independente de o pescador ser profissional ou amador, somente é permitida a pesca com barcos não motorizados, utilizando-se apenas linha de mão ou vara, linha e anzol, com limite máximo de captura e transporte de 5 kg de peixes por pescador”, destacou comandante.
A pessoa que for flagrada descumprindo essas normas, responderá pelo crime ambiental.