14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Segurança

Aulas de direção serão filmadas em Erechim

Novo sistema determinado pelo Detran/RS já está em operação no município

teste
Sistema de filmagem iniciou neste mês em Erechim
IMG_6929.JPG
midia_427428_20161008093552898[1].jpg
Por Leandro Zanotto leandroz@jornalbomdia.com.br
Foto Leandro Zanotto

Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Erechim já estão cumprindo a determinação do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande o Sul (Detran/RS), e operam com a gravação de som e imagens nas aulas práticas de direção. Segundo o órgão de trânsito a exigência das gravações é resultado de um processo que pede mais transparência nas aulas e avaliações, eliminando dúvidas e até possíveis assédios entre alunos e professores. 

 

 

O equipamento é formado basicamente por uma câmera fixa à direita do painel do veículo e um tablet que será manuseado pelo instrutor. A instalação aconteceu em todos os veículos das categorias B, C, D e E, ou seja, inclui carros, caminhões, carretas e ônibus. Apenas as motos estão fora da nova sistemática.

Mudança positiva

Para o diretor de ensino do CFC Salgado Filho, Euzébio Santin, a mudança é importante para que se possa fazer uma melhor avaliação de tudo que acontece durante as aulas. "Na prática, todo veículo usado nas aulas tem pelo menos uma câmera. O instrutor irá anotar o desempenho do aluno em um tablet, que irá gerar relatórios de desempenho. O futuro condutor terá acesso online aos vídeos e planilhas de desempenho. Todo material ficará disponível até o aluno obter a Carteira Nacional de Habilitação. Para os CFCs, fica o comportamento do instrutor, se ele usa crachá, se estão com cinto, etc.", explica. 

Conforme o Detran/RS, a partir de 1°novembro o sistema será obrigatório também nas provas práticas, por isso Santin, explica que o sistema passará por outras melhorias como o aumento do número de câmeras. "O objetivo é que sejam colocadas cinco câmeras para filmar os testes, com isso o aluno poderá fazer uma avaliação posteriormente e uma melhor visão do que aconteceu", destaca. 

Santin, também destaca que futuramente todo o sistema do Detran/RS, deve ser informatizado. "Objetivo é que no futuro o aluno utilizando sua digital, poderá ter acesso a todo seu desempenho e ter uma melhor segurança em cada aula garantia que todo o processo está ocorrendo", finaliza.  

Novidade que agrada os alunos

Em abril deste ano a reportagem do Jornal Bom Dia mostrou as principais reclamações e a preocupação do Detran/RS, com os auto índices de reprovação apontado em uma pesquisa feita pela própria instituição. Segundo órgão o principal motivo do aumento nos números seria o nervosismo dos novos condutores ao fazer a prova. 

Para Tiago Maia, de 18 anos, que busca sua primeira habitação e já fez quatro aulas com o novo sistema, o equipamento é algo muito importante. "Gera uma maior tranquilidade e possível ver posteriormente tudo que aconteceu também", comenta. 

Segundo o Detran/RS a ideia é que todos os alunos que passam pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Rio Grande do Sul, tenha já utilizando o método até o final do ano.

Publicidade

Blog dos Colunistas