Ação de segurança está sendo organizada pelo Sindicato Rural de Erechim
Os ruralistas de Erechim e região do Alto Uruguai estão dispostos a criar uma patrulha de segurança para combater o roubo de gado, agrotóxicos e proteger as propriedades rurais na região. A proposta é defendida pelo presidente do Sindicato Rural de Erechim, João Picolli, que lidera um movimento para que os próprios agricultores realizem o trabalho. De acordo com Picolli a proposta teve inicio há seis anos, mas apenas em 2016, tomou forma. "Nosso objetivo é unir os agricultores que irão se comunicar entre eles e também com os órgãos de Segurança. Em um possível ataque, eles irão até aquela propriedade e acionarão a polícia, buscando inibir atividade criminosa", destaca o líder sindical
Em entrevista exclusiva ao Bom Dia, João Picolli ressaltou que os agricultores não farão o papel da polícia e nem irão andar armados. "Nosso objetivo não é provocar um confronto e sim aumentar a segurança no interior, onde gradativamente ocorre a redução dos efetivos policiais. os agricultores apenas terão o papel de inibir os assaltantes e estão sendo orientados a chamar sempre a Brigada Militar e nunca utilizar armas", comenta.
Além de formar as patrulhas o sindicato também propõe a formação de uma força tarefa, composta pela Brigada Militar, Avisa e Vigilância Sanitária dos municípios e do estado. "Esta equipe além de auxiliar o patrulhamento irá poder fiscalizar propriedades para combater crimes como a venda dos produtos furtados", lembra.
Os patrulhamentos nas áreas rurais devem iniciar efetivamente até o final do ano de acordo com o sindicato.
A Brigada Militar, foi procurada para comentar, mas até o fechamento desta edição não se manifestou sobre o assunto.