14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Segurança

Novos parquímetros entram em funcionamento

Erechim passa a contar com 70 equipamentos a partir da próxima semana

teste
Avenida Sete de Setembro próxima a Caixa Econimica Federal, foi um dos locais que recebeu novos parq
Gerente.JPG
Por Leandro Zanotto leandroz@jornalbomdia.com.br
Foto Leandro Zanotto

Erechim passa a contar com 70 equipamentos a partir da próxima semana 

A Expark, empresa responsável pela administração e manutenção do estacionamento rotativo em Erechim, anunciou nesta sexta-feira (23) a colocação de 20 novos parquímetros dentro da área azul na região central da cidade, totalizando agora 70 equipamentos para atender cerca de duas mil vagas. 

Conforme o gerente geral nacional da empresa, Luzardo Ferreira Vasconcellos, os novos aparelhos devem proporcionar uma maior cobertura com qualidade na parte eletrônica, buscando com que o usuário utilize mais o parquímetro e procure menos o monitor. "Utilizar o parquímetro deve ser sempre a primeira opção para os condutores, por que é muito mais prático e fácil", destaca. 

Segundo Vasconcellos os equipamentos foram instalados ao longo da última semana e devem entrar já na próxima segunda-feira (26) em funcionamento. "Estamos finalizando apenas a questão de rede e chips de internet", resalta. 

Novas áreas

De acordo com gerente geral, com as novas instalações a etapa inicial do projeto área azul está concluído. "É importante lembrar as pessoas que vai aparecer o surgimento de cobrança em novas áreas, mas não que sejam ruas novas, estes espaços são o complemento de algumas avenidas, locais já previstos no plano diretor", comenta.

Sobre a questão de um aumento da área atendida pela Expark, o administrador lembra que a partir de agora a empresa passa analisar a possibilidades de atender outros espaços previstos também na licitação. "O plano diretor engloba aproximadamente cinco mil vagas em Erechim, hoje com estes novos parquímetros vamos atender até duas mil", destaca.

Conscientização

Para o administrador, Erechim vem apresentando uma melhora na parte de respeito e conscientização sobre a importância dos parquímetros. "Tanto a população quando a Expark, passaram por um amadurecimento muito sólido nesta questão o vandalismo atualmente nas máquinas apresenta uma queda que podemos dizer que saiu de dez para dois", destaca. 

Ele resalta que o maior problema esta em que os usuários ainda buscam mais os monitores e menos as máquinas. "A população ainda enfrenta o legado de não estar funcionando o parquímetro, mas esta constatação muitas vezes não foi feita no dia, assim as pessoas deixam de registrar a vaga e são notificadas por que não encontraram o monitor, elas precisam se acostumar com o equipamento é isso que temos trabalhado no dia-a-dia", lembra. 

Rotatividade

Uma das principais reclamações dos usuários é referente à rotatividade dos veículos no estacionamento da área azul. A questão também foi esclarecida pelo gestor, que resaltou como o trabalho de fiscalização vem ocorrendo. "Os monitores respondem um cheque liste em seus aparelhos, neles apresenta tempo que o veículo está no local, se o condutor for flagrado mais de duas horas, tempo máximo permitido atualmente, mesmo ele pagando mais duas horas ele será notificado, isso por que objetivo é a rotatividade", finaliza. 

Cartão Especial 

O gestor também lembrou que os motoristas com deficiência (PCD) e também idosos, para estacionaram nas vagas destinadas, além de seu cadastro tradicional precisam também de um cartão especial da empresa para ficar de forma isenta de pagamento. "Ao estacionar na vaga especial, este condutor precisa fazer o registro no parquímetro com seu cartão especial ou ele também será notificado. O cartão especial pode ser retirado junto à sede da empresa que fica localizada Rua São Paulo, n°280, sala 02, frente à Unicred", finaliza. 

Publicidade

Blog dos Colunistas