Em menos de sete dias dois ataques provocaram estragos e prejuízos
Pais e alunos que chegavam na manhã de ontem (5) na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Vicente de Paula no bairro de mesmo nome em Erechim, encontravam uma placa no portão principal da instituição "Por motivo de assalto na escola. Segunda dia 05/09 não haverá aula pela manhã". Os dizeres foram colocados pela direção e professores da escola que atende 154 alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, após dois assaltos nos últimos sete dias, sendo que o último ocorreu no fim de semana, quando os criminosos destruíram portas das salas de aulas e furtaram toda a merenda escolar.
De acordo com a vice-diretora, Silvana Martinelli, o grupo agiu pela primeira vez na madrugada da última quinta-feira (31), quando após pularem o portão de acesso ao estacionamento, ingressaram por uma janela e furtaram garrafas térmicas. "Neste dia o alarme disparou e eles fugiram, mas no final de semana eles voltaram desta vez o alarme não disparou, então eles seguiram até a cozinha e levaram toda a merenda escolar, o que não foi furtado eles espalharam pelo chão", relatou a professora que trabalha na entidade a mais de dois anos e vivenciou mais de cinco atos criminosos nos últimos anos.
Na vizinhança a lei do silêncio por medo represaria impera. Uma moradora que prefere não revelar seu nome, diz apenas que os produtos furtados da escola, certamente foram trocados por drogas, usadas sobre uma passarela que fica a menos de 10 metros do portão de entrada principal do estabelecimento de ensino.
No período da tarde, quando a escola voltou a reabrir, após uma força tarefa montada por professores e funcionários para limpar o local, poucos pais levaram os filhos até a escola, muito segundo os professores por medo. Segundo a vice-diretora as aulas do programa "Mais Educação", em que os alunos vão à escola no turno inverso, precisaram ser suspensas. "Calculamos que o prejuízo seja em torno de cinco mil reais, a merenda que foi levada e estragada daria para cerca de um mês", relatou Silvana.
Conforme o coordenador regional de educação, Alencar Loch, que esteve na escola durante o período da manhã, conversando com a diretora, a coordenadoria está mobilizada para auxiliar a instituição. "Entramos em contato com outras escolas, para nos auxiliar com a questão da merenda escolar, também já conversamos com o comando da Brigada Militar, sobre colocar um guarda dentro da escola, assim como existe em outras instituições aqui da cidade", destaca.
Loch, também comenta que nos próximos dias a escola deve instalar câmeras de segurança e grades nas janelas por onde os assaltes entraram. "Conversamos com a diretora, além disso, a escola deve buscar também um apoio da comunidade para proteger no auxilio da proteção", finalizou o coordenador.
O fato foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA), na tarde de ontem (5), que deve encaminhar para 1° Delegacia da Polícia Civil, responsável por investigar crimes na área em que fica a escola.