Objetivo do município é dar mais velocidade com sistema informatizado
Entrou em operação nesta sexta-feira (2), em Erechim, o novo sistema de emissão de multas e fiscalização de trânsito. A partir de agora os agentes da Diretoria de Trânsito passam a contar com smartphones e impressoras térmicas, que irão auxiliar na emissão de multas e fiscalização dos condutores.
Os aparelhos celulares foram entregues, pelo prefeito Paulo Alfredo Polis, e o secretário Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Rafael Testa, no final da manhã aos agentes.
De acordo com Testa, o sistema implantado tem objetivo de proporcionar velocidade ao trabalho e economia ao município. “Os smartphones tem um aplicativo que é ligado ao sistema do Detran/RS e da Brigada Militar, nele os agentes poderão além de consultar a placa dos veículos e CNH dos condutores de uma forma mais rápida, poderão com este sistema informatizado, fazer a emissão de multas de forma informatizada, diminuindo a quantidade de papel e tempo gastos com o trabalho burocrático”, comentou.
Antes de o novo sistema entrar em operação, as multas emitidas pelos fiscais eram preenchidas a mão em bloco de papel, sendo posteriormente colocadas no sistema pela secretária de trânsito que encaminhava o documento para o Dentra/RS. A partir de agora todo o sistema é preenchido automaticamente e o encaminhamento feito de forma mais rápida. Outro processo que irá facilitar o trabalho dos agentes de trânsito, é a consulta em veículos e condutores, feitas anteriormente via rádio amador que agora passa a ser feita no aplicativo.
Para operar o equipamento os 26 agentes da Guarda Municipal de Trânsito de Erechim e quatro fiscais, que receberam os smartphones, passaram por cursos nos últimos meses.