14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Saúde

Outubro Rosa: Unimed Erechim promove encontro com beneficiárias e colaboradoras

Evento reforçou a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença

teste
Na foto, da esquerda para a direita. Médica radiologista e gestora do Centro de Saúde da Mulher Hosp
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Outubro iniciou de forma especial na Unimed Erechim. Em alusão ao Outubro Rosa, a instituição realizou, com o apoio do Hospital Unimed Erechim, o encontro “Somos uma pela outra”. O evento contou com a presença de beneficiárias do Centro de Atenção Integral à Saúde e colaboradoras da Unimed Erechim.

A atividade foi conduzida pela Médica Radiologista e gestora do Centro de Saúde da Mulher Hospital Unimed Erechim, Dra. Suelyn Signor, e a psicóloga Stefany Ansolin, com mediação da psicóloga do Centro de Atenção Integral à Saúde Raieli dos Anjos Longo.

A palestra aconteceu no anfiteatro Dr. Sérgio Benito Maccagnini, no Centro de Qualidade de Vida Unimed.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), neste ano o objetivo da campanha Outubro Rosa é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. 

Visando o cuidado preventivo e o diagnóstico, a Médica Radiologista e gestora do Centro de Saúde da Mulher Hospital Unimed Erechim, Dra. Suelyn Signor respondeu a algumas dúvidas sobre o tema. Confira:

Quando a mulher deve iniciar o rastreamento do câncer de mama?
Se não houver risco aumentado para o câncer de mama, todas as mulheres a partir dos 40 anos, independente de sintomas, devem iniciar o rastreamento anual com a mamografia. 
A mamografia é o único método que possui comprovação científica de promover queda da mortalidade por câncer de mama em comparação com as pacientes que não realizam, comprovado através de múltiplos estudos realizados com grande número de mulheres na Europa e nos Estados Unidos. É um exame não invasivo, que utiliza o Raio X e permite a detecção de microcalcificações que podem ser o primeiro sinal do câncer de mama.

Qual a importância do diagnóstico precoce?
O diagnóstico precoce fornece à mulher uma chance maior de cura e aumento da sobrevida, uma vez que possibilita a intervenção em sua fase inicial, quando o tratamento é, na maioria dos casos, mais efetivo.
Quando detectado precocemente, o câncer de mama tem possibilidade de cura superior a 95%.

Todo nódulo palpável é câncer?
A maioria dos nódulos de mama é benigno. No entanto, caso a paciente identifique um nódulo ou alteração na mama, deve procurar o médico para avaliação. Mesmo nódulos benignos podem necessitar acompanhamento.

Fazer mamografia pode ser desconfortável?
Sim. Apesar de ser um exame rápido, a mamografia envolve compressão da mama para adquirir as imagens. A compressão é extremamente importante para a qualidade das imagens e portanto, para o diagnóstico.

Como deixar o exame mais confortável?
Evite agendar o exame próximo ao período menstrual (logo antes ou logo após a mestruação), pois as mamas costumam ficar mais sensíveis neste período. Comunique a técnica de radiologia caso exista qualquer limitação física, como rigidez muscular, dificuldade para erguer os braços ou outros problemas de mobilidade. Evite utilizar cosméticos nas axilas, como desodorante, creme e talco, pois podem causar artefatos que interferem na aquisição adequada das imagens.

Somente o autoexame é suficiente?
Não. O objetivo dos exames de rastreamento é justamente detectar lesões muito pequenas, que ainda não são palpáveis. O autoexame deve ser realizado no sentido de que a mulher conheça sua própria mama e reconheça quando há uma alteração que não havia antes.

Homens podem ter câncer de mama?
É raro, mas homens também podem ter câncer de mama e pode ser tão grave quanto na mulher. Se o homem sentir qualquer anormalidade, deve procurar o médico. A investigação é feita preferencialmente através de mamografia e ultrassonografia.

Quem tem implante de silicone pode realizar a mamografia?
Sim, é muito importante que a mulher continue a realizar a mamografia regularmente. Nestas pacientes é realizada uma manobra específica para melhor visualização de áreas que podem ficar obscurecidas pelo implante.

A dose de radiação da mamografia é alta?
A dose de radiação da mamografia é muito baixa e dentro dos parâmetros exigidos pelos órgãos reguladores. O benefício do diagnóstico precoce do câncer de mama é muito maior do que o risco da baixa dose de radiação.

O uso de desodorante e outros cosméticos axilares causam câncer de mama?
Não. Não existe associação entre os cosméticos usados na axila e o aumento do câncer de mama.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas