Melhorar ainda mais os serviços de imagem que são realizados no Centro Hospitalar Santa Mônica. Foi com este objetivo que o Diretor Técnico Antônio Ernesto Todeschini e Karina Todeschini, médica radiologista responsável técnica, receberam na manhã deste domingo, 24, o novo aparelho de Ressonância Magnética adquirido recentemente com a capacidade de 3 tesla que vem se somar ao de 1,5 tesla com 48 canais digitais. Este é o sexto adquirido em todo o Brasil, o que coloca Erechim em um novo cenário nesta modalidade.
U$$ 2 milhões
O novo aparelho, por ter 3 telas, o que é o mais fundamental, faz todos os exames possíveis, pois possui uma tecnologia nova que faz com que os exames sejam realizados em 30% do tempo que o de 1,5 tesla faz. “A partir de agora temos no Santa Mônica uma capacidade instalada bastante grande para poder atender toda a população de Erechim e região do Alto Uruguai num investimento bastante alto perto dos dois milhões de dólares”.
Investir em Erechim
Antônio destaca que, por ser de Erechim o Centro Hospitalar Santa Mônica investe em Erechim e acredita em Erechim. “Nós não nos preocupamos somente com equipamentos, mas sim com as instalações e também com a qualidade técnica de nossos profissionais”, ressalta.
Estudo e conhecimento
O Diretor Técnico ressalta o papel da médica Karina Todeschini que tem formação na Universidade de São Paulo com especialização na França, além de uma grande equipe de profissionais médicos com amplo estudo e conhecimento na área. “Temos especialistas de todas as áreas possíveis que o novo aparelho irá proporcionar com os novos exames que serão possíveis de serem realizados. Não fizemos somente exames de ressonância, pois temos a capacidade instalada para fazer, se necessário, exames com pacientes portadores de claustrofobia com uma abertura de 70 centímetros. Com este novo aparelho o paciente ficará pouco tempo e a qualidade da imagem será absurda”, garante.
Tesla, o que é?
Falando sobre o tesla propriamente dito, Antônio Todeschini lembra que é a potência da imagem, ou seja, este novo aparelho será o dobro do que já possuem, que pesa 3,5 toneladas. O novo pesa 7,8 toneladas. “Os teslas nada mais são do que a velocidade da imagem, o que é extremamente importante na neurologia e nos exames de mama”.
Complexo
De acordo com Karina Todeschini este é um aparelho altamente complexo e que toda a equipe terá que aprender a partir de agora a trabalhar com ele, já que uma equipe técnica da Siemens vai permanecer um período em Erechim ensinando a equipe local. “Temos que aprender muita coisa que não conhecemos, ou seja, a sequência de cada exame, pois teremos uma equipe técnica para trabalhar com este novo aparelho”, finaliza.