14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Saúde

Serviço de Imagem do Hospital Santa Mônica se coloca entre os melhores do Brasil

Aquisição do sexto aparelho de ressonância magnética de três tesla no país vai melhorar o serviço para Erechim e Alto Uruguai

teste
IMG_6354.JPG
Por Carlos Silveira
Foto Carlos Silveira

         Melhorar ainda mais os serviços de imagem que são realizados no Centro Hospitalar Santa Mônica. Foi com este objetivo que o Diretor Técnico Antônio Ernesto Todeschini e Karina Todeschini, médica radiologista responsável técnica, receberam na manhã deste domingo, 24, o novo aparelho de Ressonância Magnética adquirido recentemente com a capacidade de 3 tesla que vem se somar ao de 1,5 tesla com 48 canais digitais. Este é o sexto adquirido em todo o Brasil, o que coloca Erechim em um novo cenário nesta modalidade.

U$$ 2 milhões

         O novo aparelho, por ter 3 telas, o que é o mais fundamental, faz todos os exames possíveis, pois possui uma tecnologia nova que faz com que os exames sejam realizados em 30% do tempo que o de 1,5 tesla faz. “A partir de agora temos no Santa Mônica uma capacidade instalada bastante grande para poder atender toda a população de Erechim e região do Alto Uruguai num investimento bastante alto perto dos dois milhões de dólares”.

Investir em Erechim

         Antônio destaca que, por ser de Erechim o Centro Hospitalar Santa Mônica investe em Erechim e acredita em Erechim. “Nós não nos preocupamos somente com equipamentos, mas sim com as instalações e também com a qualidade técnica de nossos profissionais”, ressalta.

Estudo e conhecimento

         O Diretor Técnico ressalta o papel da médica Karina Todeschini que tem formação na Universidade de São Paulo com especialização na França, além de uma grande equipe de profissionais médicos com amplo estudo e conhecimento na área. “Temos especialistas de todas as áreas possíveis que o novo aparelho irá proporcionar com os novos exames que serão possíveis de serem realizados. Não fizemos somente exames de ressonância, pois temos a capacidade instalada para fazer, se necessário, exames com pacientes portadores de claustrofobia com uma abertura de 70 centímetros. Com este novo aparelho o paciente ficará pouco tempo e a qualidade da imagem será absurda”, garante.

Tesla, o que é?

         Falando sobre o tesla propriamente dito, Antônio Todeschini lembra que é a potência da imagem, ou seja, este novo aparelho será o dobro do que já possuem, que pesa 3,5 toneladas. O novo pesa 7,8 toneladas. “Os teslas nada mais são do que a velocidade da imagem, o que é extremamente importante na neurologia e nos exames de mama”.

Complexo

         De acordo com Karina Todeschini este é um aparelho altamente complexo e que toda a equipe terá que aprender a partir de agora a trabalhar com ele, já que uma equipe técnica da Siemens vai permanecer um período em Erechim ensinando a equipe local. “Temos que aprender muita coisa que não conhecemos, ou seja, a sequência de cada exame, pois teremos uma equipe técnica para trabalhar com este novo aparelho”, finaliza.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas