14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Opinião

Ansiedade: uma oportunidade para se (re)conhecer?

Artigo de opinião de Luis Augusto Dobrowolski, Luiz Henrique Toti, Thiago Henrique Markendorf - Estudantes do Ensino Médio do Colégio Marista Medianeira

teste
Marista
Por Luis Augusto Dobrowolski, Luiz Henrique Toti, Thiago Henrique Markendorf - Estudantes do Ensino Médio do Colégio Marista Medianeira
Foto Divulgação

A ansiedade é um problema muito presente na sociedade atual, afetando a vida de diversas pessoas. Sendo assim, é importante reconhecer que ela é um enorme obstáculo a ser superado. Além disso, pode ser vista também como uma oportunidade para um maior autoconhecimento e crescimento emocional de cada indivíduo.

Partindo disso, pode-se observar que a dificuldade em questão é considerada um espelho que reflete nossos medos internos e preocupações que nos cercam. Ao tentarmos combater e enfrentar a ansiedade desenvolvemos uma maior consciência emocional, bem como o autoconhecimento. Assim, temos que identificar nossos próprios medos e inseguranças. Aprendendo a lidar com eles entenderemos melhor nossos limites e necessidades.

Podemos observar isso no filme A baleia, que retrata a realidade do personagem Charlie, uma vez que ele sofre de obesidade ocasionada pela ansiedade. O personagem desconta seus medos, inseguranças e problemas na filha e na comida de maneira exagerada, prejudicando muito sua saúde mental e física. Inclusive, ao longo do filme, torna-se necessário que Charlie identifique e combata seus gatilhos emocionais, o que não é nada fácil para o personagem

Fora da ficção, na atualidade, a ansiedade também é um problema que afeta muitas pessoas, mas o tratamento da doença pode ocorrer pelo fortalecimento mental de cada um, além do contato com profissionais qualificados, ação indispensável para a busca e a efetivação da melhora.

 

Publicidade

Blog dos Colunistas