Os novos escrivães e inspetores da Polícia Civil (PC), aprovados no último concurso da entidade em 2014, começaram o treinamento nesta semana. Uma cerimônia na Academia de Polícia de Civil (Acadepol), na manhã desta terça-feira (23), que contou com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, marcou o início do curso preparatório, que termina em janeiro de 2017.
A preparação dos novos agentes faz parte da segunda fase do Plano Estadual de Segurança Pública, lançada em junho, e vai formar 224 novos policiais, 111 escrivães e 113 inspetores. Ao todo, serão mais de R$ 12 milhões investidos em infraestrutura, logística, aquisição de materiais, insumos e custo de horas/aula para a formação e treinamento dos agentes. "Estamos cumprindo um papel importante e necessário. Importante para qualificar a Polícia Civil e a Segurança como um todo, porque Segurança Pública pressupõe desenvolvimento social e econômico", ressaltou o governador.
De acordo com o secretário Wantuir Jacini, o ingresso dos novos policiais ampliará as ações da instituição, qualificando ainda mais a prestação de serviços para os que mais precisam.
Déficit vai continuar alarmante
Conforme o diretor da UGEIRM, Carlos Lacedi, é importante lembrar que os 221 policiais, que serão convocados esse ano, vão ter um efeito muito restrito no combate ao déficit da Polícia Civil, que é o maior da história. "Esses novos policiais serão todos alocados na região da grande Porto Alegre. A falta de policiais no interior do estado continuará. Hoje temos mais de 70 delegacias no estado com apenas 1 policial e outras 150 com apenas 2. Essa realidade tende a se agravar, com as naturais aposentadorias de policiais", destacou.