14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Política

A peregrinação em Brasília em busca de recursos para o Santa

teste
Diretor executivo do Santa. Jackson Arpini, apresentou para a Bancada Gaúcha, projeto de ampliação d
Por Rodrigo Finardi
Foto Divulgação

O diretor executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Jackson Arpini, peregrinou entre gabinetes do Congresso Nacional e Ministérios, em Brasília, em busca de recursos para o hospital 100% SUS.  Em reunião da Bancada Gaúcha, teve a oportunidade de detalhar aos parlamentares, o novo projeto de ampliação de mais 50 leitos clínicos do hospital Santa Terezinha. Foram apresentados ainda outros cinco projetos das áreas da saúde, infraestrutura, estiagem e segurança pública.

A importância do corpo a corpo

"Vencemos a primeira etapa que foi a apresentação do projeto, mas temos clareza que ainda existe um percurso a ser percorrido, especialmente de sensibilização dos deputados, porque várias projetos e demandas chegam à Bancada e, apenas, 17 são selecionadas pelo crivo dos parlamentares. A segunda etapa é corpo a corpo com os deputados, no sentido de tentar garantir a inclusão entre as prioritárias", salientou Arpini.

Interlocução e as regras do jogo

Os dias em Brasília, foram momentos de apresentar propostas diretas aos parlamentares para alocação de emendas individuais no Orçamento Geral da União, para 2023/2024 e monitorar o andamento das proposições do ano vigente: “Nesta seara há a necessidade de interlocução permanente, porque estas são as regras do jogo. Apresentar e realizar a aproximação, no intuito de viabilizarmos alguns pleitos”, pontua.

Sem deputado federal, tem que ‘pelear’

Quando se fala em regras do jogo, se vê, o quanto o Alto Uruguai perde, por não ter um deputado federal da região. É necessário ir de gabinete em gabinete, implorando por recursos, e quando vem, são bem-vindos, mas escassos, pois as grandes quantias (emendas), são destinadas para as cidades e regiões dos parlamentares, e que não são a nossa.

Publicidade

Blog dos Colunistas