Presidente do Consepro acredita que aumento do efetivo deva ser encaminhado nas próximas convocações
Apesar da demanda enviada para o comando geral da Brigada Militar, Erechim e os municípios do Alto Uruguai não foram contemplados com a nomeação se 530 novos soldados no Estado. A convocação ocorreu na quinta-feira (18) em ato assinado pelo governador em exercício José Paulo Cairoli. Os policiais nomeados deverão reforçar primeiramente o efetivo da região Metropolitana, de acordo com a Secretária de Segurança Pública do Estado.
Segundo o presidente do Conselho Comunitários Pró-Segurança Pública de Erechim (Consepro), Miguel Gotler, o governo ainda não sinalizou se esta turma de oficiais que terá o treinamento iniciado em janeiro de 2017, será destinada para o interior do Estado ou capital. "O major Uilson Cecconello fez um excelente trabalho mostrando que a cidade e a região precisam de mais um efetivo, devido sua localização de divisa, mas acreditamos que a turma destinada para interior deva vir nos próximos chamados e não neste", destaca Gotler.
Um dos batalhões que mais sofre com esta defasagem de efetivo no interior no interior do estado é 13BPM de Erechim, que apresenta defasagem de 60% em seu efetivo. A carência de policiais afeta principalmente as cidades menores no interior e compromete o trabalho preventivo na maior cidade do Alto Uruguai.
Conforme a Secretaria de Segurança Pública, até agosto de 2016, 1.287 policiais militares foram para reserva em todo o Estado. Mesmo com novo chamamento, não há chances de suprir a demanda que é a tualmente, de 18,5 mil PMs apenas na Brigada Militar. O número ainda não conta com outros três mil brigadianos que estão aptos a se aposentar e devem seguir para reserva até o final deste ano.
Os locais em que os novos soldados serão designados para serviço, devem ser divulgados apenas após a formatura das turmas que deve ocorrer em agosto de 2017.