Ultimamente tenho ouvido de dirigentes partidários, que irão ampliar suas bancadas na Câmara de Vereadores, e aqueles que não tem representatividade irão eleger 1 ou 2. Pelo número de partidos em Erechim, que irão colocar candidatos, e o que pretendem eleger, seriam necessárias, umas 50 vagas. E só tem 17. Lógico que precisam dizer que estão fortes, até para trazer novos nomes para a disputa. Mas na prática a realidade é outra.
Três partidos com 10 cadeiras
Na minha leitura, MDB (5), PSDB (3) e PT (2), mantem as cadeiras que tem nessa legislatura, que são 10 no total. Alguns acham que aumentam, mas analisando números não é uma tarefa fácil. Se três partidos, mantém as 10 cadeiras, sobram 7 para todos os demais partidos. Alguns irão ficar de fora, inevitavelmente.
Números são exatos
Outra questão a ser analisada, é que cada partido pode colocar 18 candidatos, e com um coeficiente eleitoral em torno de 3.500 mil para cada cadeira, serão necessários que cada candidato faça em média 195 votos, e pelas últimas eleições, a maioria dos postulantes ficam bem abaixo disso.