14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Opinião

Caquistocracia

teste
Gaby Garbin Mársico
Por Gaby Garbin Mársico
Foto Divulgação

Membro da Acadêmica Erechinense de Letras

Que palavra estranha!

Como professora que fui, repetir esta palavra seria um ótimo exercício de pronúncia para os pequenos, como foram Nabucodonosor, Pindamonhangaba, ...

Esta palavra vem do grego e quer dizer sistema de governo administrado por líderes despreparados. Ou seja, uma forma branda e suave para definir pessoas que não têm condições de governar. Ou seja, pessoas que deveriam procurar outro emprego que não o de administrar qualquer coisa pública.

Deu para entender?

Infelizmente é o que tem acontecido aqui em nosso Pindorama, nesses últimos tempos. E a culpa é nossa, pois nós é que elegemos essas pessoas – nossa tão grande culpa!!!

Esses caquistócratos

, néscios ignorantes, com ares de grandes líderes (porém não passam de espertas raposas) deixaram um rastro de destruição por vários setores de nossa República e que deveriam responder juridicamente por isso, mas sem os penduricalhos das leis que anulam seus pecados, vergonhosamente.

Alguns fatos das “infrações” perpetrados por esses governantes – em relação ao meio ambiente foi o desmonte dos órgãos de fiscalização da Floresta Amazônica, deixando um grande valo para o banditismo, para o garimpo ilegal, para os madeireiros ilegais (estes até foram recebidos em Brasília) e para o narcotráfico. E o terrível e verdadeiro genocídio dos Yanomamis. Isto tudo é tão assustador e imperdoável que tenho dúvidas de que haverá uma solução para estes fatos.

Outro governante, este primou pela desonestidade e pela irresponsabilidade com nosso dinheiro – os fabulosos empréstimos dados a países “mui amigos”, governados por ditadores, como Cuba, Venezuela e outros e que até hoje ainda não pagaram suas dívidas.

E o cúmulo da desfaçatez para com o povo brasileiro foi a recepção dada ao ditador Nicolás Maduro, recebido com honras de Estado, incluindo a presença dos Dragões da Independência na subida da rampa palaciana em Brasília. Lembrando que este ditador ainda nos deve 1bilhão de reais – Um Bilhão de Reais!!!

O que este atual presidente pretende? Nos envergonhar perante o mundo civilizado que abomina regimes de força? Assim como nos envergonhou seu antecessor com seus atos e falas? Este lambe-lambe aos ditadores vem de longa data.

E a lista é grande se pesquisarmos um pouco mais. Mas só com estes fatos já dá para medir o tamanho da caquistocracia em que estamos atolados.

Nosso Brasil continente – gigante pela própria natureza – como diz o hino, MERECE E PRECISA ser governado, não por reles guaipecas, mas por verdadeiros estadistas!

Não os temos?

Então comecemos a construí-los! Já!

Publicidade

Blog dos Colunistas