14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Opinião

Erechim, feliz aniversário!

teste
Gaby Garbin Mársico
Por Gaby Garbin Mársico - Membro da Acadêmica Erechinense de Letras
Foto Divulgação

O grande escritor erexinense Gladstone Osório Mársico nos deixou uma obra que a cada vez que a lemos e/ou relemos descobrimos algo novo escondido por entre suas frases. Mársico, além de ser um escritor satírico, era um grande romancista que dentre suas histórias em forma de belas prosas, escondia também um poeta. Sim, um poeta que ao descrever nossa cidade a pintou com pinceladas de um mestre como uma belíssima tela.

Eis alguns trechos de um dos seus livros (Gatos à Paisana, da década de 1960).

  • A vista do aeroporto local: “Dali se divisava o panorama da cidade que se estendia no aconchego do vale, harmonizando a brancura indivisa das casas com o verde dos eucaliptos, dos cinamomos e dos pinheirais. Ah! Os pinheiros da minha terra, as sentinelas esperançosas do horizonte que resistiram ao vendaval dos engenhos! E para meu derradeiro olhar cada vez que subo àquele planalto (aeroporto) os vejo banhados de sol e imóveis à coceira da brisa”.
  • Dias de chuva em Erechim antigo: “Era como se tudo parasse à chegada das chuvas e a cidade ficasse de férias para tomar banho. Mas se ela se espreguiçava feliz na piscina da natureza o mesmo não acontecia com o seu povo. ” (Que ficava isolado do resto do mundo).
  • Sobre as estações do ano: “No inverno era impressionante ver a cidade coberta com o manto branco como se fosse uma colcha de arminho. As estações nunca eram certas, mas volúveis. De repente, no inverno, o calor surgia como penetra da estação e o frio depois, como se cobrando do imprevisto, surgia coberto de gelo para assustar o intruso. ”

 

A mensagem que deixou nesse livro – “a meus filhos para que, ao subirem as escarpas da serra e depararem com o vale, encontrem realmente a terra prometida. Os tempos serão outros, mas, por certo, o sol ainda continuará o mesmo.

Muito há a contar sobre Erexim, pela caneta do nosso escritor.

Acho que esta é uma bela homenagem a nossa cidade pelo seu aniversário a ser comemorado no próximo dia 30, e nesta semana da Feira do Livro.

Aproveito para parabenizar o Sr. Prefeito, Paulo Alfredo Polis, pelo Decreto que denomina a Praça Jayme Lago, como a Praça do Livro (nos dias de feira), atendendo a um pedido da Professora Dra. Helena Confortin, Presidente da Academia Erechinense de Letras e de demais escritores.

Erechim, Feliz Aniversário!

Publicidade

Blog dos Colunistas