A Comissão Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou na terça-feira,18, o projeto de lei de autoria do senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) que atribui a Erechim o título de Capital Nacional do Rally. A proposta analisada em caráter terminativo, segue para apreciação da Câmara dos Deputados.
Fortalecimento do turismo regional
Heinze explica que a iniciativa, além de reconhecer a atividade esportiva e a aptidão local para execução do circuito, fortalece o turismo regional. “O rally movimenta milhões de reais em cada edição. São recursos que impactam nos setores do comércio e de serviços. A aprovação do meu projeto amplia o potencial de Erechim e da Região do Alto Uruguai, inclusive internacionalmente, por um ser um título de referência”, destaca Heinze.
Atividades sociais
Na justifica do projeto, Heinze elenca ainda algumas atividades sociais oriundas do Rally Internacional de Erechim. São ações de conscientização voltadas para trânsito nas escolas, plantio de árvores nativas, bem como campanhas para estimular a doação de sangue e de alimentos.
Parecer favorável do relator
O projeto contou com parecer favorável do relator, senador Hamilton Mourão (Republicanos), que foi vice-presidente da República no governo Jair Bolsonaro.
Histórico
Desde 1998, Erechim realiza o rally internacional, e é considerado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) como a maior e melhor prova de eventos regionais da América do Sul.
Pedido de vereadora em exercício
A proposição legislativa foi apresentada em 2020, atendendo o pleito da então vereadora em exercício, Marines Rosa Ronsoni (Progressistas), que na época era suplente no Legislativo erechinense.