Recentemente foi lançado o projeto do CAT (Centro de Atendimento ao Turista), que será construído no Colosso da Lagoa. Os prefeitos da região puderam conhecer o projeto na última sexta-feira, 31, em Itatiba do Sul, durante assembleia da AMAU. Será construído com recursos privados, que serão buscados pela CoopTurismo, que usa como marca comercial o nome ‘Destinos do Norte Gaúcho’.
A Prefeitura de Erechim está com edital aberto para a construção de um mirante no final da Maurício Cardoso, com vista para o Vale do Dourado.
Desenvolver a indústria sem chaminé
Escrevo isso, pois são duas obras nos dois extremos das principais avenidas do município: Sete de Setembro e Maurício Cardoso, fundamentais para desenvolver a indústria sem chaminé, que é o turismo.
Carlos Drummond de Andrade
Paralelamente a isso, o município está substituindo as lâmpadas das avenidas por led, dando um novo visual e principalmente segurança a esses locais.
Mas onde quero chegar com esse texto? Entre os dois extremos temos três praças bem iluminadas, revitalizadas, mas lembrando Carlos Drummond de Andrade: “No meio do caminho tinha uma pedra/ Tinha uma pedra no meio do caminho/ Tinha uma pedra/ No meio do caminho tinha uma pedra”.
A primeira pedra
Aliás, duas pedras. Uma é o Castelinho, que está passando mais um governo e nada de concreto foi feito. O prédio de tantas histórias, da Comissão de Terras, onde tudo começou, segue ali, como um doente com alguma patologia transmissível. Para essa ‘pedra’ ser harmônica com as ruas claras, com o CAT e com o pórtico, pensando em turismo, precisa ser restaurada e devolvida para a comunidade.
A segunda pedra
A segunda pedra são as fachadas dos prédios antigos da Avenida Maurício Cardoso, que já teve lei no passado, das fachadas limpas, mas nunca vingou, sendo readequada mais tarde, e as fachadas continuam escondidas atrás de placas comerciais gigantescas.
Visualizem comigo
Visualizem comigo, um passeio iniciando na Avenida Sete de Setembro, no Colosso da Lagoa, em frente ao pórtico, inspirado no Castelinho, Praça Prefeito Jayme Lago, Praça da Bandeira (com o Castelinho restaurado). Entra na Maurício Cardoso, com as fachadas limpas. Chega próximo à Praça Júlio de Castilhos, com o monumento dos 100 anos (inspirado no Castelinho). E já teve um projeto de uma rua coberta próximo à praça, que também não saiu do papel e ainda da Rua Modelo (sem fios), na primeira quadra da Rua Torres Gonçalves. Depois passa pelo Viaduto Rubem Berta e chega ao final da avenida, no mirante. Não custa sonhar.