Os animais são superiores no final das contas? São seres vivos melhores, já que plantas são estáticas e não vem abanando o rabo ou ronronando. Também somos animais, mas será que somos assim tão evoluídos? De que vale tanto conhecimento quando usado para prejudicar esse mundo e a nós mesmos?
Para esse planeta o ser humano é como um parasita que de alguma maneira se infiltrou e começou a sugar a sua vitalidade, pouco a pouco. Somos seres que colocam sentido nas coisas, criamos regras, condutas e normas. Um explora o outro, usufruindo de seu lugar na pirâmide que foi imposta por nós mesmos.
E com um vislumbre do tempo, de repente o passado e o futuro vem e vão com um desespero, e o presente se torna agonia. Certamente a vida em si não é de todo mal, claro que não, de maneira individual isso tem grande peso. Mas e quando falamos de maneira macro? A vida humana causa mal à natureza, a este planeta e a nós mesmos. Entretanto isso se torna tudo e nada ao mesmo tempo.
O fato de que a Terra é simplesmente outro planeta no universo, e perceber isso pode gerar um vazio e uma solidão que brota quando notamos que sabemos tão pouco sobre nós mesmos, quem dirá sobre o universo. A melhor resposta seria aceitar a falta de resposta. Mas então por quê? Por que continuamos questionando? E não, não me venha com metafísica, pelo menos não nesse momento. Porque agora é a parte que percebemos que o ser humano é teimoso.
Continuamos cavando ainda mais fundo, nunca é o suficiente, continuamos tentando mesmo quando algo tenta nos parar. Apenas superar as adversidades não nos torna humano e muito menos um super-humano. Os animais também superam adversidades, e assim são as plantas, como aquelas flores que nascem em meio ao concreto.
É bom pensar, por mais pesada que seja a realidade, o fato de que se a raça humana desaparecesse agora, puf, a natureza seguiria seu curso sem hesitar, os animais continuariam suas vidas com uma ameaça a menos e o universo apenas prosseguiria seu curso, nada mais e nada menos.
Mas já que estamos aqui, deveríamos ao menos respeitar os outros seres vivos que vivem conosco nesse planeta, porque não, nós não somos melhores ou superiores, muito pelo contrário, deveríamos aprender com eles, pois assim como tais seres vivos nós poderíamos ao menos viver nossas próprias vidas com exaltação, afinal, que venha a alegria, que venha a dor, a compreensão, a realização e o que mais o ser humano inventar de palavra e/ou significado. Os animais sentem tudo de maneira espontânea, natural e sem a barreira do pensamento que nós temos, eles também não passam seus dias julgando e condenando os outros seres vivos. Então por que fazemos isso? Sentimos que temos direito sobre outras vidas humanas? Não seria melhor sermos mais sinceros com nós mesmos e nossos sentimentos, assim como todo o resto do reino animal? De qualquer maneira nós devemos isso aos outros e a nós mesmos, e claro, devemos isso ao planeta, a arte de "deixar em paz" e também de nos sentirmos em paz conosco. Essa nossa dívida se acumula há muito tempo, e ainda vai demorar a ser paga, SE for paga. Porque no final das contas, ainda estamos vivos. Não é mesmo? Ainda podemos pagar pelo menos parte dessa dívida?
Graduanda de Filosofia na UFFS, graduanda de Artes Visuais na Uninter, formada em cursos técnicos de História da Arte e Desenho e Expressão Visual no Belas Artes