O tenente coronel Eliel de Souza Roque, assumiu oficialmente nesta quinta-feira (11) o comando do 13° Batalhão da Polícia Militar de Erechim. A cerimônia realizada no pátio da corporação foi prestigiada por autoridades civis e militares, além de representantes de entidades e organizações da região do Alto Uruguai. O novo chefe do policiamento ostensivo recebeu o posto do então comandante interino, major Uilson Leri Cecconello, que retorna ao posto de subcomandante. Na sequência, Eliel de Souza Roque passou as tropas em revista.
Além de rito de troca de comando o evento também serviu para comemorar o aniversário de 42 anos do 13°BPM e homenagear 16 soldados promovidos. Na mesma ocasião o ex-comandante Paulo Araújo Kautz, recebeu comenda do batalhão "por suas atitudes, dedicação e capacidade profissional e, com isto, contribuído para elevar grau de segurança pública na região do Alto Uruguai", conforme o protocolo oficial.
O melhor batalhão de todo RS
O comandante do 3º Regimento de Polícia Montada de Passo Fundo, tenente coronel Fernando Carlos Bicca, em seu pronunciamento, ressaltou o trabalho dos policiais do 13° BPM e cumprimentou os dois comandantes pelos trabalhos exercidos. "Costumo dizer que este é o melhor batalhão de todo o estado, pelo modo com que todos dão o melhor de si para que a ordem e a segurança sejam mantidas", destacou.
Integração no combate ao crime
Antes de assumir o posto o novo comandante do 13° BPM, recebeu a reportagem do Jornal Bom Dia para conversar sobre os objetivos e desafios que deverão o seu trabalho em Erechim e região do Alto Uruguai. Bem humorado o passofundense de 45 anos que está na Brigada Militar há 27 anos, disse que o objetivo principal neste momento será manter o trabalho integrado entre Brigada Militar e Polícia Civil, além de buscar sempre manter o bom aparelhamento da unidade. "Queremos manter o trabalho de combate ao crime por meio do trabalho integrado entre os dois órgãos, além de continuar incentivando as operações de barreiras criadas como o sistema Avante e programas sociais que têm comprovadamente diminuído o número de jovens no mundo das drogas. Nosso objetivo também é continuar dando apoio ao trabalho tático de inteligência para que os resultados positivos continuem em destaque", ressaltou Eliel de Souza Roque.
Outro destaque da entrevista foi a proposta de interagir com os comandos da Polícia Militar de Santa Catarina. De acordo com o tenente coronel a intenção é coibir ações criminosas na região. Para viabilizar o projeto Eliel de Souza Roque diz que pretende reforçar a mobilização para conquistar novas turmas de soldados para o batalhão de Erechim. "Sabemos que muitos criminosos agem do RS e vão para SC, e vice-versa. Por isso queremos intensificar este trabalho para que possamos dar apoio uns aos outros. Além de continuar juntamente com os prefeitos da região, buscar que os cursos de formação para ampliar o efetivo policial na região.", comentou.
Sobre as expectativas do trabalho em Erechim o novo comandante destacou o orgulho de liderar o 13° BPM, que segundo ele, é um exemplo para todo o Estado. "Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos, percebemos que estes soldados estão dando o melhor de si e combatendo a criminalidade. Este empenho se reflete nos números apresentam índice reduzidos a cada ano na principal cidade do Alto Uruguai. Isso nos dá um ânimo maior para trabalhar", finalizou.
Antes de chegar ao comando do 13°BPM, Souza Roque passou pelo 3° RPMon de Passo Fundo, Corpo de Bombeiros de Carazinho e Passo Fundo, e por último o 3° Batalhão Ambiental.