14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Opinião

Histórico das Religiosidades em Erechim

teste
Henrique Trizoto
Por Henrique Trizoto
Foto Divulgação

Na última terça feira (21/3), um visitante do Arquivo Histórico um visitante sugeriu a escrita de um artigo acerca das manifestações religiosas em Erechim, tendo em vista que na data da conversa, foi sancionada pelo presidente da República, a lei que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado anualmente no dia 21 de março (Lei 14.519/23). A data ainda é designada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

Falar sobre religiosidades é complexo, portanto, neste espaço criaremos uma espécie de linha temporal com as datas mais significativas na cidade de Erechim levando em consideração as manifestações religiosas que iniciaram suas atividades antes do cinquentenário do Município, algumas ainda no período em que a Capital da Amizade era ainda a Colônia Erechim. Não entraremos em nenhum elemento doutrinário. Os dados extraídos encontram-se nas obras de Ernesto Cassol (1979) e Antônio Ducatti Neto (1981).

O Primeiro Capitel católico foi inaugurado em 13/06/1913 em honra a Santo Antônio idealizado pela parteira Elisa Vacchi e era localizado na Rua Torres Gonçalves, 1915 inicia-se a Construção da Igreja na Av Maurício Cardoso, em 1927 a 1935 Construção da Igreja Matriz São José; 1969 a 1977 Construção da Catedral São José.

A Igreja Episcopal Anglicana inicia suas atividades em 02/12/1916 com Mucio Mendes de Castro, dentista e funcionário da Comissão de Terras e primeiro membro da Igreja em Erechim. Em 14/04/1926 a congregação foi Elevada à Paróquia, e o Reverendo Alberto Blank foi seu primeiro pároco. Em 21/09/1923 inicia a Construção do Templo.

A Igreja Evangélica Luterana tem seus primeiros membros se estabelecendo na Colônia Erechim por volta de 1913, e a primeira comunidade é organizada em Getúlio Vargas e atendida pelo pastor Elsasser. Em 1947 inicia a construção da igreja atual.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia tem em 1913 as Primeiras reuniões de estudo Bíblico na casa da pioneira Maria Krause. Em 1950 começa a funcionar a Escola Sabatina. Entre 1959 e 1962 ocorre a Construção do templo num terreno doado por Maria Krause.

No ano de 1964 a Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias inicia a Missão em Erechim com a chegada de quatro missionários que estavam em Curitiba. As primeiras reuniões eram na casa da família mórmon acompanhada pelos missionários e em 1972 foi inaugurado o templo, toda a obra foi feita gratuitamente pelos mórmons inclusive a fabricação dos tijolos.

Os Testemunhas de Jeová iniciam a Congregação em Erechim por iniciativa de Broneslau Konká em 1935. Em 1966, ocorreu a inauguração da Igreja. Já a Igreja Metodista tem seus primeiros cultos em 1944 com a chegada da primeira família. Em 1950 a comunidade contava com três famílias e em 1951 foi fundada a Sociedade Metodista de Senhoras.

Ainda no ano de 1913, temos a primeira família (Litwin) que proferia (profere) a Fé Judaica. Em 1934 é fundada a Sociedade Cultural e Beneficente Israelita. Em 07/11/1931 chegada dos primeiros membros Igreja Batista em Erechim. Já a Igreja do Evangelho Quadrangular foi fundada por Romildo de Oliveira em 20/11/1967.

Os centros e grupos espíritas também se fizeram presentes na cidade. O primeiro, foi o Centro Espírita Caminho da Luz fundado em 31/03/1942. Depois, temos o Grupo Espírita Irmão Rubem Siqueira fundado em 11/06/1951.

O Centro Espírita Caboclo 7 Encruzilhadas fundado em 1942 por D. Tereza Audek. Já o Centro

Espírita Nª Sª Aparecida Mãe Iemanjá foi fundado em 1948 por Francisca Benedita das Chagas e o Centro Espírita de Umbanda Reino de Oxalá foi fundado em 23/04/1972 (única citada pós o cinquentenário).

A partir do exposto fica a reflexão acerca da importância do respeito às manifestações religiosas, e que desde 1940, O Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei 2.848/1940), em seu artigo 208, tipifica o crime de intolerância religiosa: “escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso.

Em suma a palavra que deve nortear as relações entre as manifestações religiosas é RESPEITO.

Publicidade

Blog dos Colunistas