14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Opinião

Alemanha-Terra de Origens- Imigrantes Alemães- sua culinária e suas doces tradições (Parte VI) - Festival da cuca alemã em Erechim

teste
Marlei Klein
Por Marlei Klein
Foto Divulgação

A CUCA é uma tradição germânica que surgiu, na Idade Média, numa região no leste da Alemanha. Os imigrantes, que aqui chegaram, trouxeram a predileção por fazer bolos e entre eles a CUCA. Seu aroma tentador, quando saído do forno, traz a memória do aconchego da casa da Avó e das doces lembranças da infância                       

REMINISCÊNCIAS

Antigamente a CUCA era somente para ocasiões especiais como o Natal, a Páscoa ou alguma outra comemoração especial, pois a farinha era muito cara. Ainda hoje, no interior, usam o forno de barro a lenha para o cozimento das mesmas. Muitas das nossas avós, mães e tias fizeram o mesmo. Na Alemanha era servida com frutas da estação: peras, maçãs, ameixas, damascos, cerejas. A Streuselkuchen- CUCA- é feita em três camadas: 1. Massa doce onde não falta a manteiga e o fermento biológico. É uma camada fina, não leva muita massa. 2. Camada de frutas. Estas são em forma de geleia ou doce pastoso. Sempre são usadas frutas frescas e descascadas.3. A cobertura é com farofa crocante: farinha, açúcar, manteiga e canela em pó. Esta tentação logo entrou no gosto do brasileiro. Aqui, no sul, muitas cidades possuem festas tradicionais com a Cuca Alemã.

Ein schoenes deutsch-brasilianeche kuchen fest! = uma bela festa da etnia alemã, a festa das cucas!                            

Foram palavras pronunciadas pelo Cônsul Alemão Hans Dietrich Bernhard, quando da sua visita, vindo de Porto Alegre, a um dos Festivais da Cuca Alemã realizados no Pólo de Cultura. Durante almoço realizado, naquele local, com a presença de autoridades e do Prefeito Municipal, na época, Elói João Zanella. O Cônsul estava acompanhado pela esposa Susane e do filho Juliano. Como Presidente da Sociedade Germânica estava acompanhando a comitiva e, em discurso, apresentei o vasto Curriculum Vitae do Cônsul e falei da importância do evento para Erechim e Região com a presença da mais expressiva autoridade representativa da Alemanha, no RS. O Prefeito Municipal, dentre outras palavras, citou o orgulho de comandar Erechim, com seu alto índice de qualidade de vida, e dos descendentes de alemães que nutrem verdadeira paixão por sua cultura e tradições. Jaci Delazeri, Presidente da ACCIE, falou de suas origens germânicas e da sua presença em Feiras Internacionais na Alemanha. Em seguida, o Pastor da Igreja Sinodal deu uma bênção aos participantes.

NA ABERTURA DA FESTA

O Cônsul Alemão Hans Dietrich Bernhard, falando em português, pronunciou o seguinte: “Agradeço a bela hospitalidade e afirmo ter tido uma nova experiência na minha vida Diplomática. Sempre estive em municípios que iniciaram com a colaboração da imigração alemã. Aqui chegando, encontrei uma quantidade pequena de descendentes do meu País. Mas os daqui são melhores que os de outros lugares, pois, embora em minoria, tem presença forte na comunidade erechinense e isto gerou um fato novo que guardarei como boa lembrança dessa inolvidável Festa da Etnia Alemã”. Uma cesta com cucas lhe foi entregue.

Festival Da Cuca Alemã no Pólo De Cultura

Foram realizados vários festivais, que aconteciam aos domingos nos meses de julho ou de agosto. Eram comercializadas centenas e centenas de cucas vendidas para toda a região da Grande Erechim. Pessoas de Passo Fundo também buscavam as deliciosas cucas. Em cada edição trabalhavam cerca de vinte pessoas comandadas pela chefe Isolde Striebel. Muitos fornos a lenha foram usados. O trabalho iniciava na madrugada de sábado e estendia-se por 40 horas ininterruptas. As cucas eram vendidas ainda quentinhas. Muitos sabores eram apresentados: banana, laranja, abacaxi, maçã, requeijão, chocolate, coco e uma muito especial: de cerveja com linguiça. Esta foi uma criação no Festival. Foi desenvolvida uma massa que levava cerveja e pedaços de linguiça. Ela foi o carro chefe, pois era diferente e muito gostosa. Os ingredientes dos recheios eram sempre da melhor qualidade. O requeijão era encomenda especial feita no interior, assim como a linguiça. Esta deveria ser de lombo suíno, de pura carne e nada de gordura. Os ingredientes não usados corretamente interferiam no crescimento da massa.

Como iniciou o Festival das Cucas em Erechim

Para comemorar os 180 anos de Imigração Alemã no RS, 25 de Julho de 1824, se pensou em fazer uma festa com motivo típico da etnia. Muitas comemorações aconteceram, mas o Festival Das Cucas seria o encerramento. Aconteceu, num domingo, na antiga estação ferroviária, pois não havia outro local amplo. Esta não estava preparada para o tipo de evento. Para lá foram levados fornos, lenha, geladeira, mesas e demais equipamentos. No dia anterior, foram comprados os ingredientes e lá colocados. Como não havia segurança, um casal passou a noite no local e foi contratado um guarda. De madrugada, iniciaram os trabalhos. Pensávamos em fazer algumas poucas cucas. Mas compareceram centenas de pessoas. A notícia espalhou-se e até pessoas de Marcelino Ramos vieram para comprar a Cuca Alemã. Filas enormes chegavam até a Avenida Maurício Cardoso. Os ajudantes cansados e os fornos lentos não prosperavam. Muitos levaram as cucas para serem assadas em casa. Todos foram compreensivos e entenderam o nosso esforço. O Festival seguinte aconteceu no Pólo de Cultura e todos garantiram a sua deliciosa Cuca.

CONCLUSÃO

Hoje, a Festa Das Cucas não mais acontece, mas foram dos momentos que mais doces lembranças deixaram na cidade. Erechim soube apresentar para a sua comunidade, principalmente para as suas famílias, UMA BELA FESTA DA ETNIA ALEMÃ, A FESTA DAS CUCAS.

Publicidade

Blog dos Colunistas