14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Opinião

Nós e os pardais

teste
Gaby Garbin Mársico
Por Gaby Garbin Mársico
Foto Divulgação

Membro da Acadêmica Erechinense de Letras

Néscios, sempre teremos conosco, infelizmente. Néscios sempre teremos conosco, infelizmente. São vários exemplos que poderia citar, mas hoje fico com um que marcou época. Foi um líder chinês, ditador perverso que deixou rastros de sangue quando tomou o poder – na China, em meados do século passado. Seu nome, Mao Tsé-Tung que até hoje é lembrado.

Na década de 1950 criou um decreto que chamou de “Campanha das Quatro Pestes”. Esta campanha teve por objetivo exterminar animais que seriam danosos à saúde pública – mosquitos, moscas, ratos e pardais – estes tidos como devastadores das frutas e grãos cultivados pelo povo para sua alimentação.

A “guerra” deflagrada, principalmente contra os pardais, foi de tal magnitude que dezenas de milhões dessas aves foram exterminadas. Resultado, sem as ditas aves predadoras naturais dos insetos, estes se proliferaram acabando com as plantações, devorando-as e causando a morte pela fome de 20 a 40 milhões de chineses. Isto aconteceu entre 1959 a 1961. Foi quando se rompeu a cadeia alimentar que equilibra todo o ecossistema de uma região.

Fatos assim acontecem quando ignorantes e irresponsáveis se arrogam o direito de apropriar-se de todas as áreas da vida de um povo. Na época atual ainda acontece quando esses ignaros pseudo-deuses não leem, não ouvem a ciência, a biologia, não ouvem os ecologistas, não aprendem o básico sobre a importância do meio ambiente para a sobrevivência de todo ser vivo. Néscios quando são galgados ao poder se acham donos de decisões (ou da falta destas) que podem nos levar a tragédias.

A mãe natureza é feita à perfeição, pois cada elo que forma esta maravilhosa cadeia (bioma) deve ser encadeado aos demais existentes. Quando um elo se rompe, todo sistema se desequilibra e acontecem de novo essas tragédias.

Em tempo: Chegou ao meu conhecimento uma notícia dada por uma amiga – temos aqui num bairro da cidade um morador de uma espécie em extinção – um lindo Lobo Guará. É uma notícia alentadora sobre a fauna nativa. Este bichinho aparece numa moradia onde lhe é dada comida e respeito. O lobo está sendo monitorado pela PATRAM.

Publicidade

Blog dos Colunistas