Ainda falta um ano e meio para as eleições municipais de 2024. Parece cedo, mas os movimentos e as conversas entre partidos já iniciaram. Aquela velha história de nomes que tem visibilidade e chances na disputa. Tudo que vai se definindo ao longo do tempo, vai se descontruindo. É assim a política, um jogo de xadrez constante. O candidato da situação será o atual prefeito Polis (MDB), com o PSDB de vice, com a troca de partido de Flávio Tirello.
Partido dos Trabalhadores
O Partido dos Trabalhadores, agora com o governo federal, não deixará de colocar candidato na principal cidade do Alto Uruguai. E o nome em evidência é Anacleto Zanella, por ter concorrido a deputado federal, ser suplente e estar na condição de vereador.
Ex-prefeito e outros partidos
O ex-prefeito Antônio Dexheimer, sem partido, não descarta a possibilidade de concorrer, de acordo com alguns interlocutores. E essa vontade, não é possível mensurar ainda, que partidos podem estar a seu lado. Com o passar dos meses isso irá clarear.
E tem ainda os Progressistas e o PDT que conversam, mas de forma cordial, e lá na frente podem não estar juntos, pois líquido e certo, é uma candidatura da direita, pela expressiva votação feita por Bolsonaro em Erechim.
O candidato da direita
Aí vem a pergunta: quem será o candidato? Quem irá capitanear esses movimentos será o PL (Partido Liberal), sem dúvida alguma. Na última eleição o candidato foi Cláudio Pagliosa, nome natural de estar na disputa. Mas esta semana ouvi de várias pessoas, de partidos distintos, que o deputado estadual, Paparico Bacchi (PL), já estaria pensando em concorrer a prefeito de Erechim no ano que vem, em função da grande votação que fez na cidade no ano passado. Conversei com o parlamentar, mas não confirmou nada, mas também não desmentiu. As conversas seguem intramuros.