Os indicadores criminais do primeiro semestre de 2016 apontam para queda nos níveis da violência em Erechim e nos municípios do Alto Uruguai, comparando o primeiro semestre de 2016 com o de 2015. O estudo divulgado
no início da semana foi elaborado pela Secretaria da Segurança Pública do RS e aponta para a redução de aproximadamente 33% no número geral de ocorrências e 42% nos casos de furto a empresas, residências e pedestres, na cidade. Os casos de furto de veículo permaneceram praticamente empatadas no mesmo período com 110 casos registrados neste ano contra 112 do mesmo período do ano passado.
De acordo com o capitão da Brigada Militar, Mauricio Paraboni Detoni, a queda nos números se da em dois fatores. Primeiro um novo sistema chamado “Avante” implantado pela Brigada Militar em janeiro deste ano, para que o efetivo mesmo que reduzido seja empregado no lugar certo para coibir crimes e segundo seria que muitas pessoas deixam de registrar os crimes. “Este sistema tem nos auxiliado em colocar o pouco efetivo que temos nos lugares certos. Pois o seu funcionamento nos mostra os crimes que mais ocorrerem e onde eles ocorrem. Outro ponto importante é que muitas destas pessoas não têm feito o registro, chamamos de lista negra, em que as vítimas acreditando que não acontece nada após várias reclamações a pessoa deixa de prestar queixa”, destaca o capitão.
Furto ainda lidera o ranking regional
Apesar da queda nos números o crime de furto, - quando o ato criminoso não envolve violência - ainda continua no topo da lista da região como o crime mais praticado. De acordo com o estudo foram registrados 1.305 furtos na região nos primeiros 182 dias de 2016.
Na tabela que mostra os números das 265 cidades do Estado. Erechim aparece em primeiro lugar na região do Alto Uruguai, com 718 casos de furtos sendo 110 em veículos, apresentando uma média de 3,94 por dia. Outro dado preocupante é o de número de roubos que formalizou o registro 120 boletins de ocorrência e 56 de estelionatos, nos primeiros seis meses deste ano na cidade.
Segundo Detoni, o furto é praticado em Erechim principalmente em residência e estabelecimentos comerciais entre as 18h e 6h da manhã. “Este é o principal momento de atuação destes criminosos que aproveitam de quando não há movimento para agir. Por isso pedimos colaboração da população para que aumentem a segurança de suas residências e empresas nestes horários”, comenta.
Homícidios crescem em Erechim
O destaque negativo da pesquisa está realizacionado aos casos de homícídio. Nos primeiros seis meses do ano Erechim registrou nove mortes chegando a 13 casos até agosto.No mesmo período de 2015 foram registrados apenas seis crimes , encerrando o ano com 15 casos de assassinatos, número negativo, conforme a Agenda 2020, em que mortes apresentam o sinal de alerta na área da segurança pública, deixando o munícipio acima da média aceita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera aceitavel até dez homícidios por ano para cada cem mil habitantes.
Centenário e Carlos Gomes
Como os menores números no mapa do índice de criminalidade na região, estão empatados os municípios de Centenário e Carlos Gomes com apenas dois registros nos últimos seis meses. Sendo um furto em cada cidade e um caso de corrupção em Carlos Gomes e outro de porte de arma em Centenário.
