O costume de tomar chimarrão pelos descendentes de alemães no RS, foi um amor à primeira vista. Ele fazia parte da rotina diária das famílias e também tinha lugar de honra em todos os eventos sociais.
REMINISCÊNCIAS
Os costumes e festas populares compõem muitas vezes um todo.Afinal, é a partir das grandes festas eclesiásticas, históricas, rurais ou pagãs que os costumes desenvolvem toda sua pujança. Em contrapartida, os costumes conservados através de gerações fazem de festividades locais, desfiles tradicionais e encontros especialíssimas festas. Atualmente, a tradição está voltando justamente numa época tecnicista e computadorizada como a de hoje em dia.
FESTAS E COSTUMES - OS KERBS=FESTIVAIS
O termo KERB virou sinônimo de festas longas. Há alguns anos durava três dias. Os familiares vinham de longe. Nas casas todos eram acomodados, dormindo até em frente ao fogão. Os anfitriões esmeravam-se em bem receber. Matavam um porco ou um boizinho e preparavam muita comida. A programação iniciava com uma Missa ou um Culto e depois baile com muitas bandinhas. Essa confraternização agradou os nativos da terra e juntos participavam. A data para acontecer está ligada ao padroeiro da comunidade ou a uma outra data religiosa. Em alguns lugares do Vale do Sinos inicia no dia 29 de setembro- Dia de São Miguel.
TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL- FASTNACHT
Depois do início do Ano Novo, os colonos trabalhavam duro preparando a terra para o plantio. Iniciavam também as lidas nos currais e nas hortas. Mas, logo chegava a parada para o Carnaval – a Terça-Feira Gorda. Na Segunda-Feira tinha o “Kichelchen”- tipo de sonhos fritos, ou os Sonhos de Carnaval. As mães ou avós os preparavam e eram fritos em panela de ferro com banha bem quente. Neste dia se comia Sopa de Batata como entrada. Na colônia dos imigrantes, os jovens enfiavam, em espetos, os sonhos e iam de casa em casa, usando gorros pretos e máscaras para pedir ovos e toucinho. Em troca, ofereciam sonhos. Saiam cantando: A Terça-Feira Gorda vai começar. Os bolinhos já estão prontos. Fora com eles. Fora com eles! Eu vou botá-los na cesta. Hoje, ainda festejam a data com os Sonhos de Carnaval, mas em troca pedem doces e dinheiro.
FESTA DE SÃO MARTINHO- DAS MARTINSFEST
A época de São Martinho inicia em “11 de Novembro”. A Festa das Fogueiras de São Martinho é um costume muito antigo. A tradição era as crianças juntarem lenha para a fogueira. Mas, elas tinham o direito de pedir guloseimas nas casas. Ainda hoje, o Dia de São Martinho, nas colônias alemãs, é um dia de muita agitação, principalmente para as crianças pequenas. Elas passeiam à noite pelas ruas com lanternas feitas em casa ou compradas. Os adultos, com grande orgulho, carregam uma tocha. Iniciando o desfile, vai um São Martinho montando um cavalo, que conduz o cortejo de lanternas coloridas até uma praça onde será acesa a “Fogueira de São Martinho”.No local, são feitas representações da vida do Santo. Ao final, as crianças são presenteadas com uma “bolacha que representa a imagem do santo” dadas por aquele que está no papel de São Martinho.
Na Alemanha, a data acontece com a abertura da Feira de São Martinho. Na histórica cidadezinha de Herrstein, esta Feira é aberta com cerveja, que jorra livre nas fontes defronte à Prefeitura. No celeiro da Comunidade é oferecido: carne de porco assada com pão fresquinho –feito na velha padaria- acompanhados por “Kartoffelwurst”= tripa recheada com batata. Para as crianças são oferecidos pãezinhos de mel.
OKTOBERFEST
É uma festa tradicional nas colônias alemãs. Ela surgiu em Munich, na Baviera- Alemanha. Sempre inicia na metade de setembro e termina nos primeiros dias de outubro. Aqui, acontece em um fim de semana de outubro. A tradição iniciou em 1810, no casamento do príncipe alemão Ludwig com a princesa Thereze von Sachsen-Hildburghausen. Foi muita festa para celebrar o enlace da realeza. O casamento aconteceu em 12 de outubro e a festa continuou até o dia 17 de outubro. Foi grande sucesso. Assim, iniciou a OKTOBERFEST festejada pelos alemães e, hoje, em todas as comunidades de alemães-brasileiros. Em 8 de outubro de 1911, em Porto Alegre, foi relizada a primeira grande festa na Sogipa.
CONCLUSÃO
A OKTOBERFEST de 1810 era bem diferente da de hoje. O sucesso da Festa de Casamento foi tão grande que a municipalidade de Munique decidiu que a festa seria anualmente. Tornou-se costume a realização de desfiles solenes com trajes típicos. Um espetáculo colorido e esplendoroso. Os descendentes de alemães, aqui no sul do Brasil, sabem muito bem festejar. É uma das festividades que passa de geração em geração, pois é uma das marcas no estilo alegre do povo germânico. SCHILLER disse: Nos velhos costumes reside um sentido profundo, devemos portanto honrá-los.