14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Opinião

O que é a fé?

teste
Por União Espírita
Foto Divulgação

Parte I

Nas palavras de Haroldo Dutra Dias, fomos educados apenas para entender a Fé no aspecto religioso, como resultante de uma crença (acreditar/não acreditar).

Divaldo Franco em uma de suas palestras, afirma que “...a função da fé não é para resolver os problemas materiais; é para inspirar-nos a resolvê-los”.

Temos, então, dois tipos de Fé? A Fé Divina e a Fé Humana?

Se há esses dois tipos, qual a diferença entre ambas?

Iniciemos pela Fé Divina.

A Fé Divina

Parábola da Semente de Mostarda

A Semente

Em Mateus, XVII, 14 a 20, Jesus referia-se à Fé, afirmando: “... se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Muda-te daqui para lá, e ele se mudará; e nada vos será impossível.”

Jesus preferiu a minúscula semente, como a simbolizar a pequenez e a humildade diante da grandeza da eterna Sabedoria Divina.

Essa semente largada à terra, sabe vencer, florir e cooperar, produzir; não para si, mas para os outros.

É nessa simbologia de simplicidade que devemos nos espelhar para acreditarmos na Supremacia Divina e em nossa própria capacidade de superação.

A verdadeira fé se alia à humildade, à confiança em Deus mais do que em si próprio, pois sabe que é apenas um instrumento de Sua vontade.

A Montanha

A montanha a que Jesus se referia são as dificuldades, as resistências, a má vontade, o egoísmo, e todos os sentimentos inferiores que perturbam nosso consciente e inconsciente.

Nossa ideia de felicidade também está ligada à comparação.

Comparamo-nos com os que estão aparentemente felizes, com os protótipos do que seja ideal (ter uma casa bonita, um carro melhor, viajar, ser saudável, não ter conflitos familiares...).

Por nos compararmos com os outros, geralmente estamos insatisfeitos, infelizes.

O Imediatismo é outro obstáculo à conquista de nossa paz. Impacientes, queremos tudo para ontem. Queremos viver felizes agora, mas não semeamos para o amanhã.

Isso é falta de Fé!

Essas são as montanhas que dificultam atingirmos nossa paz interior.

Aldeniz Leite, palestrante espírita, médico psiquiatra e escritor em um de seus vídeos chama a atenção sobre a felicidade, tão almejada por todos. Diz ele que, “A felicidade não pode ser perseguida. Ela é dada, alcançada de forma natural, mediante nossas ações na direção do bem!”

A felicidade, portanto, diz ele, é o resultado e, para alcançá-la, é necessária uma ação!

Intuição da Existência de um Ser Superior ao Homem

Na questão 221 de O Livro dos Espíritos, os Benfeitores nos dizem que essa intuição da existência de Deus que todos possuímos, inclusive os selvagens, é uma lembrança que trazemos do mundo espiritual de onde viemos, mas que o orgulho nos faz menosprezar.

(Próximo Tema: O QUE É A FÉ – PARTE II)

Publicidade

Blog dos Colunistas