Com o anúncio do presidente eleito (Lula), de colocar o deputado federal gaúcho, Paulo Pimenta (PT), para assumir a Secretaria de Comunicação Social, o vereador de Erechim, Anacleto Zanella subiu para a 1ª suplência.
Terceiro mais votado do RS
Pimenta foi o terceiro mais votado no RS para deputado federal, com 223.109 votos, atrás apenas de Marcel Van Hatten (Novo), que fez 256.913 votos, e Tenente Coronel Zucco (Republicanos), que foi o mais votado com 259.023 votos.
1º suplente assume
No lugar do agora secretário Pimenta, assume a 1ª suplente Reginete Bispo, que fez 19.728 votos. O vereador Anacleto Zanella, que fez 19.281 votos, passa a ser o primeiro suplente. Não assume o mandato por 447 votos.
No aguardo
Se mais algum nome for aproveitado ao longo do mandato ou concorrer a prefeito nas eleições de 2024 e lograr êxito, Anacleto pode virar deputado federal. As chances do Alto Uruguai ter um deputado federal nos próximos quatro anos aumentou muito.