O deputado estadual eleito, Ronaldo Santini (Podemos), sempre teve boa relação com Erechim, principalmente quando era do PTB. Sua cidade Natal, Lagoa Vermelha, é próxima do Alto Uruguai.
Terceiro mandato
Ele se elegeu para seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa. No primeiro governo de Eduardo Leite foi Secretário Estadual do Turismo e depois passou pela Secretaria de Estado Extraordinário de Apoio à Gestão Administrativa e Política no mandato do governador Ranolfo Vieira Júnior.
Segue no 1º escalão
Santini mais uma vez foi indicado por Eduardo Leite para o 1º escalão do governo, que inicia em 1º de janeiro de 2023. Será o Secretário do Desenvolvimento Rural. Mais um representante da região norte no governo gaúcho.