14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Política

O pórtico da segregação! Dentro da cidade divide a população que mora do outro lado da BR

teste
Temos um pórtico dentro da cidade e várias entradas. Vamos pensar nisso, para não ficarmos vendo pel
Por Rodrigo Finardi
Foto Rodrigo Finardi/Arquivo

Já escrevi há alguns anos esse assunto, sobre o pórtico na entrada de Erechim, mas acho oportuno retornar ao assunto, pois tudo continua igual. Os veículos que chegam a Erechim via BR 153, em sua grande maioria, entram na cidade pela Rua Sidney Guerra. Os veículos que chegam a Erechim vindo do sul do RS, entram em sua maioria pelo trevo do Aeroporto, ou mesmo pela Caldas Júnior, via Frinape.

Moradores daqui

Quem utiliza o trevo de acesso da Avenida Sete de Setembro, onde foi construído o pórtico da cidade, são os trabalhadores do Distrito Industrial ou moradores do outro lado da BR 153, que se deslocam para o centro da cidade. É uma pequena parcela de pessoas que não são de Erechim.

Perdendo a serventia

Esta lógica descrita dos três trevos de acesso denota algo preocupante. Primeiro que todas as cidades que tem pórtico o fazem num local que possa ser visto principalmente por pessoas de fora, mas em Erechim ele é dentro da cidade, perdendo sua serventia real de vender uma imagem positiva.

Exclui moradores do outro lado da BR

Segundo que, um pórtico na entrada de Erechim, segrega a população que mora do outro lado da BR, excluindo-a de ser moradora da “Capital da Amizade”. Sem dúvida é o pórtico da segregação.

Mofando em alguma gaveta

Temos um pórtico apenas e várias entradas. Vamos pensar nisso, para não ficarmos vendo pelo retrovisor. Existia um projeto para fazer vários pequenos pórticos em todas as entradas, mas deve estar mofando em alguma gaveta.

 

 

Publicidade

Blog dos Colunistas