Na próxima semana, no dia 28, às 10 horas, na Propriedade de Aldo Zanella, na Barragem da Corsan, acontece cerimônia dos primeiros pagamentos do Programa Municipal de Conservação de Recursos Hídricos e Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).
O objetivo
O objetivo do programa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é a conservação da água e do solo em propriedades rurais por meio da redução da erosão, do assoreamento em mananciais e do incremento da vegetação em beiras de rios e nascentes.
Abrangência
Abrange as bacias hidrográficas dos rios Leãozinho, Ligeirinho, Campo, Cravo, Suzana e Dourado, que passam por Erechim.
Reconhecer boas práticas
A proposta é reconhecer os agricultores que estão fazendo seu papel em preservar e garantir a saúde e o abastecimento do município. E quem aderiu ao programa terá o reconhecimento com pagamento em dinheiro.
Remuneração
A remuneração ocorre a partir da certificação de práticas conservacionistas adotadas pelos produtores, orientadas com vistas à conservação de água e solo dentro da realidade individual de cada propriedade. Reconhecer o agricultor como promotor de práticas ambientais que geram sustentabilidade produtiva e ambiental, e que impactam positivamente na vida de todos.