14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Política

2024 está mais perto que se imagina e partidos começam a se organizar

teste
Os partidos de direita – PL, Progressistas, Republicanos e Patriota -, se reuniram na última sexta-f
O prefeito Paulo Polis (MDB) irá concorrer à reeleição
O PT não repetirá 2020 e deve ter nome para a prefeitura em 2024. Anacleto Zanella, hoje, é o mais c
O vereador André Jucoski (PDT) já demonstrou o desejo de concorrer a prefeito em 2024
Por Rodrigo Finardi
Foto Rodrigo Finardi e Divulgação

Nas eleições municipais de 2020, quatro candidatos concorreram a prefeito: Paulo Polis (MDB) venceu com 33.188 votos. Em segundo lugar ficou Marcos Lando (era PDT na época e hoje está no PL), que fez 9.957 votos. Na terceira posição Tiago The Police (pelo PRTB, hoje está no PTB), fez 8.374 votos. E em quarto lugar, o candidato do PL, Cláudio Pagliosa fez 5.248 votos.

O atual prefeito irá buscar a reeleição

Polis foi para seu terceiro mandato com uma grande vantagem. Com a eleição geral deste ano as forças políticas se acomodaram e o cenário para 2024 se apresenta de maneira diferente. O atual prefeito irá concorrer a reeleição. A dúvida nas cercanias do poder, e que evitam falar abertamente, é quem será seu vice. Polis é conhecido em manter acordos, desta forma, Flávio Tirello (PSB) permanece na chapa. Mas não é consenso no grupo que comanda a prefeitura.

O cargo de vice é bastante cobiçado

A estratégia é Polis buscar um quarto mandato e depois concorrer a deputado federal em 2026, renunciando ao cargo, dando a seu vice 2 anos e nove meses no comando da prefeitura. Por isso o cargo de vice é tão cobiçado. E um dos partidos que aguarda, ansioso, é o PSDB.

O PT deverá ter candidato

O PT, que não teve candidato na última eleição e grande parte apoiou Polis, com o governo federal, terá candidato em Erechim em 2024. Pode ser o vereador Anacleto Zanella, bem votado nas eleições desse ano, ou outro nome. O PT sabe que, concorrendo, obriga partidos a mudar estratégias.

O comando da direita em Erechim

A direita saiu fortalecida nas eleições desse ano, tendo como o puxador desse processo, o deputado estadual reeleito, Paparico Bacchi (PL), que fez 59.246 votos, e a maior votação na história de Erechim para a Assembleia Legislativa, com 13.072 votos (em 2018 tinha feito 1.600).

O projeto político do deputado estadual

No projeto político de Paparico, em 2026 deve concorrer a deputado federal, e Erechim passa a ser uma vitrine onde tentará ampliar sua base, para isso, o PL deve indicar um nome para concorrer a prefeitura em 2024.

Nomes de direita irão buscar espaço

Mas para isso acontecer o grupo de partidos que compõe a direita precisará entrar num acordo, pois outros nomes que disputaram o pleito nesse ano, também buscarão seu espaço. Nesse caso, o vereador Renan Soccol, dos Progressistas e Anaximandro Pezzin, dos Republicanos. Aliás, o Republicanos faz parte do governo Polis e Flávio, porém, Anax é um dos nomes da direita e já disse um tempo atrás que não concorre mais a vereador nas próximas eleições. 

O momento de testar a união

Para fortalecer o grupo da direita, na última sexta-feira (25), quatro partidos de Erechim se reuniram para estreitar laços e manter o grupo coeso: PL, Progressistas, Republicanos e Patriota. Não se fala em nomes ainda, mas esse momento chegará para testar essa união, quando alguns terão que abrir mão.

PDT quer ter candidato a prefeito

E tem mais um nome, que já disse que não concorre mais a vereador e pretende concorrer a prefeito. Trata-se do vereador André Jucoski (PDT), que buscará outros partidos, segundo ele, ou mesmo com chapa pura.

2024 com os olhos em 2026

É cedo para falar de eleições municipais, mas pelos movimentos, 2024 está mais próximo que se imagina. E passa bem rápido. E os movimentos precisam ser certeiros, já que dois nomes pretendem concorrer a deputado federal em 2026, e isso necessariamente passa pelo sucesso das urnas em 2024.

Publicidade

Blog dos Colunistas