Com o fim do segundo turno, para quem escreve política é natural analisar como ficou o novo mapa e projetar a próxima eleição, que será em 2024, para prefeito e vereador. Na eleição passada, Paulo Polis (MDB) fez 58% dos votos válidos, mais que os seus três oponentes, uma vitória incontestável.
PT terá candidato à majoritária
Mas nessa eleição, de 2020, o PT não colocou candidato em Erechim. Com a vitória de Lula para presidente e com o bom desempenho do vereador Anacleto Zanella (PT) para deputado federal, o partido terá candidato na cabeça na próxima eleição.
A direita também terá nome
A direita teve uma boa votação em Erechim, no primeiro e segundo turno, para deputados, governador e presidente. Um grupo grande está se formando com PL, Progressistas e Republicanos, e pode vir ainda o recém-formado Mais Brasil 25 (Patriota e PTB), dependendo na mão de quem ficar o partido, pois o presidente do PTB é pai do vice-prefeito de Erechim.
Três candidaturas
Nessa análise preliminar são três candidaturas – uma de governo, uma da esquerda e uma da direita. Uma eleição bem diferente de 2020. Paulo Polis e seu grupo saem desafiados deste pleito.