Eduardo Leite (PSDB) quase ficou de fora do 2º turno, por pouco mais de 2 mil votos, para Edegar Pretto (PT). Onyx Lorenzoni (PL) venceu no 1º turno, mas não conseguiu segurar essa vantagem, por vários fatores.
Não foi bem no segundo turno
Primeiro, o voto crítico do PT para Eduardo Leite. E segundo, seus próprios deslizes, como afirmar que o RS teria uma primeira dama (discurso homofóbico), não cumprimentar Eduardo Leite ao final do debate da Rádio Gaúcha e não ter ido bem nos debates.
Não colou votos em Bolsonaro
E tem mais um fator. Onyx não colou em Bolsonaro e muitos optaram por Leite. E os números deixam claro isso: Bolsonaro fez 56,35% em solo gaúcho e Eduardo Leite 57,12%. Já Onyx teve 42,88%, número inferior a votação de Lula, que foi de 43,65%