14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Política

Chefe da 20ª Zona esclarece dúvidas para a votação de domingo

Responsável por sete municípios da região, Mateus explica questões sobre a biometria, perda de título de eleitor e como deve proceder quem não votou no primeiro turno

teste
votação.jpeg
Por Natiele Dias Torres
Foto Natiele Dias Torres

Neste domingo (30), eleitores vão às urnas para escolher governador e presidente da República. A ordem de votação será primeiro governador e na sequência o voto para presidente, ambos com dois dígitos. Os locais de votação funcionam das 8h até às 17h. Duas zonas eleitorais abrangem a região, a 20ª Zona compreende os municípios de Erechim, Três Arroios, Severiano de Almeida, Mariano Moro, Aratiba, Barra do Rio Azul e Itatiba do Sul. A 148ª Zona compreende Ponte Preta, Campinas do Sul, Jacutinga, Barão de Cotegipe, Quatro Irmãos, Cruzaltense, Paulo Bento e Erechim.

No primeiro turno, mais de 80% dos eleitores aptos a votar no Rio Grande do Sul compareceram às urnas, e a expectativa é que essa média seja mantida no segundo turno, de acordo com o chefe de cartório da 20ª Zona Eleitoral, Mateus Campos Felipe. O chefe de cartório pede que os eleitores procurem horários mais calmos para votar, evitando o início da manhã e fim da tarde, mas, devido ao número de comparecimentos na votação, é possível encontrar filas a qualquer hora do dia.

E se a biometria não funcionar de primeira?

Uma situação muito relata no primeiro turno foi a biometria. O eleitor que não conseguir validar a biometria na primeira tentativa precisa tentar outras três vezes. De acordo com Mateus, essa é a ordem do TSE. “Atualmente é obrigatório quatro tentativas, e nós das zonas eleitorais e os mesários não temos a possibilidade de abreviar o procedimento, quem tem biometria a urna vai exigir”, explica.

O chefe do cartório ainda comenta que alguns fatores podem dificultar o reconhecimento da biometria, “essa dificuldade é esperada em pessoas de mais idade, quem trabalha com as mãos, como no campo, professores que usam giz, quem trabalha com produtos químicos e pode desgastar a digital. Por isso, pedimos paciência e que todos sigam a orientação do mesário na hora da biometria até que a urna avise se houve ou não o reconhecimento”, diz.

Outro fator que pode contribuir é a hidratação da mão, “normalmente as mulheres tem mais facilidade, isso porque tem o costume de hidratar as mãos frequentemente. Então a dica que deixo é de antes de ir votar passar um creme nas mãos, assim aumenta a hidratação e aumentam as chances de passar a biometria”, enfatiza Mateus.

Perdi meu título de eleitor, posso votar mesmo assim?

Para realizar a votação o eleitor precisa apresentar um documento com foto, dessa forma, caso não tenha o título em mãos pode votar normalmente. “O título não é obrigatório para votar, é obrigatório documento oficial com foto. O número do título já consta no caderno de votação, o que o mesário quer saber é quem está votando”, explica.

O eleitor pode usar para votar:

- CNH

-Carteira de identidade

- Carteira de trabalho

- Passaporte

- Carteira profissional (da polícia, exército, OAB entre outros)

“O título de eleitor, sua maior finalidade é para consultar a seção e local de votação, mas quem perdeu o título e não sabe onde votar, basta ligar no cartório que a equipe passa todas as informações, inclusive estaremos aqui no domingo de votação”, diz Mateus. O número da 20ª Zona é (54) 3522-2411 e da 148ª Zona (54) 3522-8140.

Não votei no primeiro turno, posso votar agora?

Mateus explica que o prazo para justificar o voto é de 60 dias, portanto quem não votou no primeiro turno ainda está em tempo de justificar. E quem não votou no primeiro turno pode comparecer e votar no segundo, “pode votar normal, mesmo que ainda que não tenha ido justificar a ausência no primeiro turno”, relata.

Da mesma forma, quem não puder comparecer neste domingo para o segundo turno, terá 60 dias para justificar.

Posso usar acessórios que indiquem meu voto?

Mateus explica que a manifestação silenciosa no dia da votação é permitida, ou seja, o eleitor pode usar camiseta, broche, bandeiras com o nome do seu candidato. Porém é proibido entregar santinhos ou pedir voto, sendo caracterizado boca de urna.

Mas, de acordo com o chefe de cartório, no primeiro turno não foi registrado nenhuma denúncia de boca de urna e a expectativa é que novamente seja uma eleição tranquila.

Publicidade

Blog dos Colunistas