Dois partidos que não atingiram o número de votos suficientes no primeiro turno – PTB e Patriota – se fundiram e formaram o Mais Brasil 25. Com isso, voltam a ter direito ao fundo eleitoral. A coluna procurou os dois presidentes dos partidos em Erechim, para repercutir essa fusão.
O comando no RS
O presidente do PTB, Luiz Tirello, diz que os dois partidos conversaram e se acertaram em Brasília, porém tem uns trâmites pela frente até que se concretize: “O Tribunal Superior tem que aprovar, elaborar um novo estatuto, entre outras. Ainda não recebemos nada. Mas aqui no RS, a bancada nova do Mais Brasil 25 será através de Elizandro Sabino, o único eleito do RS dos dois partidos”.
Sobre Roberto Jefferson
Relata ainda que, “nos municípios, assim que tiver o registro oficial do novo partido, todas as executivas municipais serão extintas, e posteriormente haverá uma convenção. Mas é cedo ainda para pensar. O bom com essa fusão é que o atual presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson está fora, juntamente com sua família. Hoje são dois partidos, mas outros podem se agregar e formar uma sigla com força política”, finaliza Tirello.
Aguardo de término do segundo turno
O presidente do Patriota em Erechim, Rogério Pizzatto, afirma que ainda não recebeu uma posição da estadual do partido: “Acredito que estão no aguardo para após o segundo turno”.