A morte do ex-detento Paulo César de Oliveira, vulgo Paulinho, de 27 anos, registrada no início da noite do último sábado (30), no Bairro Copas Verdes, em Erechim, registrou um clima de medo e tensão entre os moradores daquela região. Segundo a Brigada Militar, Paulinho, foi atingido por dois disparos de arma de fogo, na Rua Tiago André Rossi, por volta das 19h. Socorrido por populares o mesmo chegou sem vida ao pronto-socorro da Fundação Hospitalar Santa Terezinha.
Conforme a tia de Paulinho, Ana Paula, ele era solteiro e morava com a irmã, tendo como sua principal profissão o descarregamento de caminhões. Ana Paula lembra que no dia do crime Paulinho ao chegar do trabalho teria ido até aa casa de uma tia e após seguiu para um supermercado local que compraria alimentos para o jantar, sendo atingido poucas quadras antes de chegar do estabelecimento. De acordo com a Brigada Militar, o principal suspeito seria um homem em uma moto vermelha que não foi localizado pelos políciais.
Preso diversas vezes, por homicídio, roubo, disparos de arma de fogo e tentativa de homicídio, Paulinho ficou detido por no máximo oito meses no Presídio Estadual de Erechim e respondia a uma série de processos em liberdade. O corpo dele foi sepultado no final da tarde de domingo (31), no Cemitério Municipal PIO XII, em Erechim. Segundo agentes da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defere) de Erechim, que investiga o crime, as informações sobre o que teria motivado o assassinato ainda estão sendo apuradas.