Inicio o segundo texto De Igreja Matriz à Catedral: a História de uma Lembrança com mais uma evocação nostálgica da Antiga Igreja Matriz:
Velha Igreja Matriz São José:
Reminiscência dos velhos tempos:
Tua silhueta majestosa,
Com tuas torres alterosas,
Ainda está esculpida em nossa lembrança.
[…] (Jornal Diário da Manhã 21/05/1989)
No ano de 1967 o simbolismo citado na coluna anterior ruiu com a fatídica notícia de que a igreja estava condenada, como vemos na fala a seguir: “o processo que resultou na demolição da catedral teve início em 1967, a partir da interdição da igreja ao acesso da população. A interdição teve como motivo, supostamente o fato de que a mesma estaria em precárias condições e o teto poderia desabar sobre os fiéis. Relatos descrevem que algumas partes do reboco interno do teto realmente estariam caindo, porém, consta que os alicerces e a estrutura ainda estavam em boas condições” (FUNFGELT,2011, p.16).
Em choque, a comunidade católica leu na primeira página do Jornal a Voz da Serra de 30 de junho de 1967: Foi nesse sentido que, sem consultar o povo em virtude da falta de tempo, devido as advertências de perigo feitas pelos Engenheiros fez com que a Diretoria assumisse a responsabilidade de remover o estuco que compõe os ornamentos do teto. Porém logo que se desincumbir desse primeiro objetivo, essa mesma Diretoria, auxiliada pelo conselho, irá de casa em casa, a todos os lares erechinenses, para com eles debater o problema “reformar a matriz ou construir a catedral”. De fato, ocorreu o plebiscito, conforme consta nos livros tomo da Catedral.
Mesmo mediante a toda repercussão do fato, A Igreja Matriz deu lugar à uma Catedral, uma construção moderna que simbolizava a elevação de Erechim à Diocese. Contudo, esta transição não foi silenciosa, mesmo com a elevação de Erechim para Diocese, a grande maioria dos paroquianos demostraram sua indignação pela demolição da Igreja Matriz, que por mais de três décadas reinou imponente nos corações dos fiéis, que selou uniões e ungiu com os sacramentos milhares de erechinenses.
Em julho de 1969, foi iniciada a construção da Igreja Catedral que substituiu a Igreja Matriz e seu estilo Barroco. Sua inauguração ocorreu no dia 15 de maio de 1977. A celebração inaugural foi presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Vicente Scherer, e concelebrada por diversos Bispos e numerosos presbíteros. A Catedral atual continua em pé, e continuará assim por muito tempo, todavia a Igreja Matriz nunca sairá da lembrança daqueles que um dia proferiram sua fé naquele templo, sua imagem já está eternizada na história da capital da amizade...
Ao longo dos últimos anos tivemos dois trabalhos acadêmicos voltados a esse processo, A" danação" da cultura edificada: a demolição da igreja matriz de Erechim de Ana Paula Molozzi e a dissertação de mestrado “De Igreja Matriz à Catedral: Modernização urbana e os sentidos de uma demolição que marcou Erechim/RS de Cleiane Moretto. Não raro, todavia, encontrarmos menções a este processo em trabalhos que abordam o desenvolvimento urbano ou social da cidade, devido as marcas ainda existentes no imaginário local.